Zanin solicita acesso a dados do celular de Vorcaro para STF
Ministro do STF reforça pedido de acesso aos dados do celular do banqueiro Daniel Vorcaro para garantir julgamento imparcial e igualitário

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou formalmente ao presidente da Corte, Edson Fachin, o acesso ao material extraído do celular do banqueiro Daniel Vorcaro. Essa solicitação se refere à Petição 15.556, que será julgada no dia 15 de setembro. O aparelho foi apreendido na primeira fase da Operação Compliance Zero.
O pedido de Zanin ocorreu após o relator do processo, ministro André Mendonça, informar que o celular não está em seu gabinete, mas que ele possui uma cópia de segurança dos dados enviada em envelope lacrado pela Polícia Federal.
No ofício, Zanin argumenta que o material deve ser compartilhado entre os membros do colegiado para garantir uma análise igualitária. Ele destaca que a preservação da cadeia de custódia se aplica ao material original, mas a integralidade dos dados deve estar disponível para todos os magistrados, independentemente da avaliação do relator.
O ministro também observou que os advogados de defesa de Vorcaro já receberam cópia do material diretamente da Polícia Federal, o que reforça a necessidade de acesso dos membros do STF. “A não disponibilização aos membros desta Corte configuraria evidente incongruência e geraria severas dificuldades no julgamento”, enfatiza Zanin no documento.



