CulturaEconomiaEsporteSaúde

Vendas no comércio caem 0,8% em julho após Copa do Mundo

O comércio varejista brasileiro sofre queda de 0,8% em julho, refletindo a ressaca pós-Copa do Mundo e desaceleração nas vendas em 12 meses

O comércio varejista brasileiro registrou uma queda de 0,8% na comparação entre junho e julho de 2026, resultado influenciado pelo término da Copa do Mundo, conforme divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira (15). Com isso, a variação acumulada do setor nos últimos 12 meses foi reduzida para 1,6%.

A média móvel trimestral, que ajuda a identificar tendências, apresentou uma variação negativa de 0,1%. No acumulado do ano, o comércio cresceu 1,8% e, nos últimos 12 meses, a alta foi de 1,2%, marcando uma desaceleração em relação ao 2,3% apurado em março.

Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE. O desempenho de julho posiciona o comércio 10,6% acima dos níveis pré-pandemia de fevereiro de 2020, mas 1,5% abaixo do maior registro, verificado em março de 2026. Cristiano Santos, analista da pesquisa, observou que o setor está em um patamar semelhante ao de dezembro de 2025.

A pesquisa mostra que, das oito atividades analisadas, cinco tiveram queda no período de junho para julho. Os principais resultados foram:

  1. Móveis e eletrodomésticos: -4,9%
  2. Livros, jornais, revistas e papelaria: -4,2%
  3. Tecidos, vestuário e calçados: -2,7%
  4. Outros artigos de uso pessoal e doméstico: -2,2%
  5. Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo: -0,2%
  6. Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria: +0,6%
  7. Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação: +0,6%
  8. Combustíveis e lubrificantes: +0,3%

Cristiano Santos explicou que a redução nas vendas de eletrodomésticos, revistas e vestuário está relacionada ao aumento de consumo registrado antes da Copa do Mundo. Segundo ele, muitos consumidores anteciparam a compra desses itens em maio, motivados pelo evento esportivo.

Em contrapartida, as vendas de móveis e eletrodomésticos apresentaram um aumento de 3,9% nos últimos 12 meses, indicando que a demanda por esses produtos não foi completamente afetada pela queda em julho.

No comércio varejista ampliado, que abrange atividades de atacado, como veículos e materiais de construção, houve uma alta de 0,4% entre junho e julho, com um aumento de 1,2% no acumulado dos últimos 12 meses.

A Pesquisa Mensal de Comércio é o terceiro levantamento mensal sobre a conjuntura econômica feito pelo IBGE. Recentemente, o instituto divulgou que o setor de serviços ficou estável em julho, com variação nula, mas crescimento de 2,4% nos últimos 12 meses, enquanto a indústria mostrou uma leve recuperação, com alta de 0,2% no mês e 0,6% no acumulado anual.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios