Jundiaí

Meteotsunami atinge litoral de SC e causa danos materiais sem feridos

Meteotsunami provoca elevação rápida do nível do mar em SC, causando danos materiais em estruturas, mas sem feridos registrados nas cidades afetadas

O litoral catarinense foi atingido por um fenômeno raro conhecido como meteotsunami, que provoca um aumento súbito do nível do mar, com ondas fortes e ventos intensos. A primeira ocorrência deste ano foi em novembro de 2023, na Praia do Cardoso, em Laguna, e um novo evento se repetiu na mesma praia e em áreas adjacentes, incluindo Jaguaruna e Imbituba, na segunda-feira (21).

O meteotsunami é caracterizado por um avanço do mar mais violento que as tradicionais ressacas, embora seja menos potente que os tsunamis de origem sísmica, como os causados por terremotos. Conforme informações da Defesa Civil de Laguna, a força das águas arrastou redes de pesca e equipamentos, além de deslocar algumas embarcações, todas recuperadas sem danos significativos às estruturas dos ranchos.

O maior impacto reportado foi em uma igreja local, onde parte do muro foi derrubada. Não houve registro de feridos, apenas danos materiais, segundo a Defesa Civil.

A Defesa Civil estadual informou que a ocorrência do meteotsunami é rara e difícil de prever. A ocorrência foi confirmada por radares meteorológicos, imagens de satélite e registros de marégrafos. O órgão explicou que uma linha de instabilidade no Litoral Sul, com nuvens alinhadas à frente da chuva, gerou rajadas de vento de 60 a 90 km/h, coincidindo com a rápida elevação do nível do mar por volta das 6h.

Apesar do mau tempo, as cidades afetadas não solicitaram apoio adicional. Além disso, 11 municípios em Santa Catarina estão em situação de emergência devido a fortes chuvas. As cidades afetadas incluem Timbé do Sul, Criciúma, Turvo, São Joaquim, Campo Erê, Araranguá, Forquilhinha, Ermo, Meleiro, Bom Jardim da Serra e Nova Veneza.

O município de Porto União está em processo de decreto e enfrenta 203 desabrigados, 241 desalojados e 135 famílias afetadas por chuvas intensas e ventos acima de 60 km/h. Para atender à população, cinco abrigos foram abertos.

As condições climáticas no estado devem melhorar, embora haja previsão de frio até sexta-feira, com temperaturas chegando perto de zero. Não são esperadas instabilidades significativas. O mar continua agitado nesta quarta-feira, mas a situação deve se estabilizar a partir de quinta-feira (24) no litoral norte, com risco moderado de ondas de até 2,5 metros nas áreas central e sul.

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios