
A partir do próximo final de semana, o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Jundiaí irá voltar a receber visitas presenciais de parentes dos presos. Essa foi a liberação dada pela Secretaria da Administração Penitenciária, onde mais 23, das 39 unidades prisionais também serão reabertas para visitação.
As regras determinadas pelo órgão de segurança é que as visitas ocorram em pavilhões pares, com uma pessoa apenas podendo ir ver seu parente e dentro do período de duas horas. Mas somente pessoas entre 18 a 59 anos podem ir aos presídios, porém gestantes e pessoas com sintomas de gripe estão proibidas de irem. A mesma proibição vale para crianças, idosos e gestantes.
Outra regra essencial é que os visitantes façam o uso da máscara, onde vão passar por medição de temperatura e também uma saturação de oxigênio. A ação faz parte do Conexão Familiar, que está na terceira fase, sendo que antes os contatos eram somente por redes sociais acompanhadas.
Além de Jundiaí, as unidades prisionais que estão liberadas para a visitação estão nas cidades de Campinas, Hortolândia, Sumaré, Americana, Limeira, Piracicaba, Rio Claro, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Atibaia, Bragança Paulista e Itirapina. No mais os outros presídios ainda tem decisões judiciais vigentes que impedem a liberação das visitas.