Em Caraguatatuba, quem escolher vacina vai para o fim da fila
Prefeito da cidade confirmou a medida para quem bancar o 'sommelier'
A Prefeitura de Caraguatatuba passou a tomar uma medida mais rígida em relação a vacinação contra a Covid-19. Tudo por conta de pessoas que querem escolher qual vacina querem tomar. Agora os ‘sommeliers’ de plantão podem ir parar no fim da fila da imunização. A medida começa a valer já nesta terça-feira (6).
O anúncio foi dado pelo prefeito de Caraguatatuba, Aguilar Júnior (MDB), por meio das redes sociais. Segundo ele, o momento é que a população deve ser vacinada, independente sobre qual vacina estiver disponível. “A partir de hoje vai acabar com os ‘sommeliers de vacina’. Você que chegou no posto e se recusou a tomar a vacina X ou Y, o seu cadastro vai ser automaticamente cortado e você vai pro fim da fila”, afirmou o prefeito.
O comportamento de se negar a tomar a vacina disponível em busca de uma marca específica do imunizante é conhecido como “sommelier de vacina”. A ação é criticada por especialistas por atrapalhar o ritmo da vacinação e por quem praticar ela assumir o risco de ficar mais tempo sem anticorpos contra a doença, sendo que já poderia ter se vacinado.
Modelo seguido em outras cidades
Caraguatatuba segue na esteira de cidades em São Paulo que tiveram este problema recorrente. Exemplos de São Bernardo do Campo, São Caetano e São José do Rio Preto foi seguido e nelas, quem se recusar a tomar a vacina contra Covid disponível também podem ir parar no fim da fila. Em São Bernardo, por exemplo, o número de pessoas que se recusaram a tomar a vacina caiu significativamente na cidade.
Aguilar Júnior ressaltou que as vacinas tiveram a eficácia comprovada cientificamente e que os números também comprovam a importância da vacinação.
“A gente percebe nos números, seja por internações ou pelo número de pessoas que procuram nossas unidades de saúde, vem caindo bruscamente. Tudo por conta da vacinação. Independente da vacina, tome a vacina que tiver”, disse.
Em Caraguatatuba pessoas de 35 a 39 anos estão sendo vacinadas. Para receber a dose é necessário se cadastrar e agendar um horário no site da prefeitura. A imunização acontece das 8h às 17h em onze unidades de saúde.
Eficácia e segurança comprovada
Atualmente o Brasil usa a vacina de quatro fabricantes: Coronavac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. As três primeiras são de duas doses e a última é de dose única. Todas elas são seguras, foram testadas e tiveram a eficácia comprovada pela Anvisa.