Saúde

Entenda os sintomas que a variante delta do coronavírus traz

São Paulo confirmou o primeiro caso nesta semana

Nesta semana, a cidade de São Paulo confirmou o primeiro caso de uma pessoa que contraiu a variante delta do coronavírus. Ela tem origem na Índia e é considerada até o momento como a mais transmissível. E segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) ela pode ser a mais dominante da Covid-19 em todo o mundo.

O primeiro caso confirmado da variante delta no Brasil aconteceu no Maranhão. Duas mortes foram confirmados e na Capital, um homem de 45 anos está enfermo dela. Esta variante causou a segunda onda do coronavírus na Índia e matou milhares de moradores do país. Já no Reino Unido, cerca de 90% dos casos registrados, são desta nova cepa.

Quais os sintomas?

Mas afinal quais os sintomas que a variante delta do coronavírus pode provocar no corpo humano? De acordo com especialistas, ela surgiu após mutações do coronavírus, dando surgimento a variantes como a delta, também houve uma evolução nos sintomas da Covid provocadas por essas novas cepas.

O professor Tim Spector, que dirige o estudo Zoe Covid Symptom, no Reino Unido, diz que o sintoma mais comum da Covid por variante delta são as dores de cabeça. Em seguida, os sintomas mais comuns da variante delta são: dor de garganta, coriza (nariz escorrendo) e febre.

Alguns sintomas que eram muito pronunciados na versão original do coronavírus são menos comuns na variante delta. Contudo, não existe tantas ocorrências de tosse ou perda de paladar e olfato.

Uma das preocupações das autoridades de saúde é que os novos sintomas da variante delta são muito semelhantes ao de um resfriado comum. Por conta disso, muitas pessoas sequer percebem que estão com Covid da variante delta, e acreditam estar meramente resfriadas, sem tomar medidas preventivas para impedir o contágio de outras.

“As pessoas podem pensar que acabaram de pegar algum tipo de resfriado sazonal e ainda irem a festas. Elas podem espalhar o vírus para outras seis pessoas. Achamos que isso está alimentando grande parte do problema”, afirma Spector.

Fique esperto

Da mesma forma, o estudo React, do Imperial College, de Londres, que contou com mais de 1 milhão de participantes na Inglaterra, apontou que, quando a variante alfa era dominante, havia uma ampla gama de sintomas adicionais ligados à Covid-19.

Calafrios, perda de apetite, dor de cabeça e dores musculares foram os problemas mais associados à infecção, ao lado dos sintomas clássicos. O conselho do governo diz que os sinais mais importantes da Covid-19 são:

  • tosse contínua;
  • temperatura alta;
  • perda ou alteração do olfato ou paladar.

“Existem vários outros sintomas associados à Covid-19”, diz o documento. “Esses outros sintomas podem ter outra causa e não são, por si só, um motivo para fazer um teste. Mas se você estiver preocupado com seus sintomas, procure orientação médica”, diz a entidade.

LEIA TAMBÉM

Duas mortes por Covid-19 são confirmadas em Jundiaí

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo