Meio AmbienteObrasSantosTransportes

Cerca de 2,2 mil árvores serão plantadas como compensação das obras do VLT em Santos

Promessa é da EMTU, já que 226 delas serão podadas

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) informou nesta sexta-feira (15) que mais de 2,2 mil árvores serão plantadas em Santos. Será uma compensação, prevista em lei, às remoções das árvores localizadas nos trechos das obras da segunda fase do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT).

A previsão é que haja uma poda de 226 árvores no total, localizadas nos trechos onde os serviços serão realizados. A prefeitura afirma que não há espécies centenárias ou de importância histórico-paisagística entre as selecionadas para remoção.

A EMTU informou, por nota, que foi emitida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) a devida autorização de supressão das árvores, necessário para viabilizar o trajeto do VLT. A autorização considera a retirada mínima para que seja possível instalar o transporte.

Como compensação, seguindo a Lei Municipal 973/17, para cada árvore retirada 10 mudas devem ser plantadas. Então, no total, 2.260 mudas serão plantadas no município. O plantio será feito após o término das obras, em toda a cidade, de preferência nas proximidades da obra.

A EMTU afirmou que a comunicação sobre o corte das árvores é realizado junto à comunidade pela empresa contratada para realizar as obras. A população é avisada através de panfletos e conversas presenciais. As informações também são divulgadas no Diário Oficial da prefeitura.

Segunda fase do VLT

A segunda etapa do VLT terá 8 km de extensão e prevê a construção de 14 estações com acessibilidade, duas pontes sobre o canal 1, via permanente, quatro subestações de energia, sistema de rede aérea, sinalização viária e urbanização. O trecho terá frota composta por sete veículos, já adquiridos pelo Governo do Estado.

O projeto mostra que o VLT vai sair da estação Conselheiro Nébias e entrar na Campos Melo. A primeira estação dessa segunda fase será próxima à Rua Xavier Pinheiro. Logo depois, haverá a estação Universidades 1, próxima ao campus da Unifesp. Em direção ao Centro de Santos, haverá mais uma estação do VLT junto ao Mercado Municipal e outras paradas até chegar na avenida Francisco Glicério.

LEIA TAMBÉM

Radares de velocidade de Santos são fiscalizados pelo Ipem-SP

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo