GuarujáPortoSantosTransportes

Estudo sobre o túnel Santos/Guarujá é autorizado pelo Ministério da Economia

Ideia é avançar no projeto da ligação entre as duas margens do Porto

O projeto da tão aguardada ligação seca entre Santos e Guarujá teve um passo importante dado. O Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do Ministério da Economia aprovou o início dos estudos de um túnel imerso.

O anúncio aconteceu na quinta-feira (16) e de acordo com o conselho, entre os objetivos do empreendimento, estão a maior segurança para as operações de tráfego de embarcações – com o desvio do trânsito para o túnel -, mobilidade urbana e operacional entre as margens portuárias e a redução das interferências de navegação no canal do porto. A previsão das autoridades federais é de que o edital seja lançado no terceiro trimestre de 2022.

A coletiva foi realizada após reunião com a presença da secretária especial do PPI, Martha Seillier; do secretário especial adjunto, Bruno Westin Leal; da secretária-executiva do Ministério de Minas e Energia, Marisete Fátima Dadald Pereira; do diretor de Concessões e Privatizações do BNDES, Fábio Abrahão; e da secretária de Fomento, Planejamento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa de Souza.

E a ponte?

Existem dois projetos alternativos para a ligação seca entre as cidades de Santos e Guarujá. O projeto da ponte, projetado pela Ecovias, tem 7,5 km de extensão, com início na entrada de Santos e término próximo ao acesso à Ilha Barnabé, na Área Continental de Santos.

Já o projeto do túnel tem um trajeto de 1,7 km, com três faixas de rolagem em cada sentido. O projeto inclui acesso para ciclistas, pedestres e, futuramente, uma via exclusiva para o Veículo Leve Sobre Trilhos.

LEIA TAMBÉM

Moções de apoio ao túnel Santos-Guarujá são entregues ao Governo Federal

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo