A Prefeitura do Guarujá apertou o cerco para evitar aglomerações e a prevenção contra a Covid-19. Foi pubblicado um decreto, onde seja feita a apresentação do passaporte da vacina para acesso aos estabelecimentos fechados da cidade. A justificativa dada pela administração é por conta do aumento no número de turistas durante a temporada de verão.
O decreto foi publicado na edição do Diário Oficial do Município e já está em vigor. Para comprovar que o ciclo vacinal contra a Covid-19 está em dia é preciso apresentar o comprovante das duas doses tomadas. Será porr meio de registro físico, a própria carteirinha entregue no posto, mas também, por meio do aplicativo Poupatempo Digital, do Governo do Estado, ou similares.
O decreto recomenda a exigência do passaporte da vacina em lugares como boates, casas de espetáculos, festas e eventos em geral. Nisto estão incluídos, espaços esportivos, sociais, culturais e artísticos realizados em ambientes fechados. A medida inclui ainda cinemas, teatros, circos, ginásios poliesportivos, parques de diversões, parques temáticos e apresentações, conferências, convenções e feiras comerciais.
A proposta, conforme divulgado pela Prefeitura de Guarujá, leva em consideração o aumento no número de turistas durante a temporada de verão, quando a população flutuante de Guarujá costuma chegar a 1,5 milhão de pessoas.