Projeto recolhe mais de 100 mil bitucas de cigarro em praias de Caraguatatuba
Ações foram feitas ao longo de um ano


Praia boa é praia limpa. Em Caraguatatuba, um projeto é responsável pela limpeza e remoção de vários tipos de lixo. Em um ano, mais de 100 mil bitucas de cigarro foram recolhidos da faixa de areia. Trata-se do Programa “Caraguatatuba sem Bitucas”, que também conta com pontos de coleta.
A iniciativa é da prefeitura, junto com duas empresas privadas. A Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Caraguatatuba informa que uma bituca pode concentrar mais de sete mil substâncias nocivas que vão da nicotina até metais pesados. Duas delas, descartadas na água, equivalem à poluição causada por um litro de esgoto.
Dos mais de 100 mil maços de cigarro recolhidos, somente em junho a ação recolheu 8,8 mil unidades do resíduo. No período de um ano de operação, as empresas perceberam que mais de 40 quilos de lixo tóxico não foram indevidamente despejados no solo, água ou aterro.
Caraguatatuba possui nove locais de descarte de bitucas e mais dez pontos serão instalados. Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) também serão criados para que as pessoas possam fazer o descarte de maiores quantidades.
Todo o material recolhido é encaminhado para uma usina de reciclagem onde é transformado em celulose para posteriormente fabricar papel, que é entregue à entidades sociais do município para realização de artesanatos.
LEIA TAMBÉM