Saúde

Para que serve o whey protein? Quais os tipos? Entenda

O Suplemento para ganho muscular tem sido febre nas academias, mas você sabe qual seu verdadeiro benefício? Confira

O Whey Protein, conhecido por oferecer aminoácidos essenciais para a recuperação e construção muscular, tem sido amplamente utilizado para favorecer o ganho de força e hipertrofia (aumento de músculos ou ganho de massa magra). Sua função principal é ajudar os indivíduos a atingirem a cota diária de consumo de proteínas necessária para o corpo.

No entanto, é preciso deixar bem claro. Não adianta suplementar a dieta tomando whey protein, sem ter uma rotina de atividades físicas intensas e regulares.

Para praticantes de atividades físicas, especialmente aqueles que se exercitam intensamente, a necessidade de consumo de proteínas é maior devido às microlesões musculares causadas pelo exercício. A recuperação e o ganho de massa muscular dependem diretamente da ingestão adequada de proteínas, e é nesse contexto que o Whey Protein se destaca.

Além dos atletas, a suplementação com Whey Protein pode ser recomendada para pessoas que apresentam déficit no consumo de proteínas, como aquelas que não têm o hábito de jantar e optam por apenas um lanche à noite. Substituir esse lanche pelo whey protein pode ajudar a suprir a necessidade proteica. No entanto, o ideal é que, sempre que possível, seja feita uma refeição completa no jantar.

Também é importante ressaltar que a suplementação com Whey Protein varia de acordo com o tipo de esporte praticado. Por exemplo, corredores têm menos rompimento de fibras musculares em comparação com aqueles que realizam musculação, e, portanto, suas necessidades proteicas podem ser diferentes.

Existem 3 categorias principais de Whey Protein:

  1. Concentrado: possui menor quantidade de proteína e maior quantidade de açúcar, tornando-o mais acessível em termos de preço. O custo mais elevado do suplemento está diretamente relacionado à quantidade de proteína presente.
  2. Isolado: contém uma quantidade maior de proteína em sua composição (obrigatoriamente acima de 80%) e menor quantidade de carboidratos.
  3. Hidrolisado: livre de lactose, essa versão permite uma absorção mais rápida e eficiente. É especialmente recomendada para pessoas com intolerância ou alergia à proteína do leite.

É importante ressaltar que a escolha do tipo de Whey Protein e a quantidade adequada a ser consumida devem ser orientadas por um profissional de saúde, como nutricionistas.

VEJA TAMBÉM: Conheça os 7 benefícios da corrida para saúde

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo