Gastronomia

Conheça os queijos vivos artesanais

O alimento é feito sem nenhuma química e poderá ser visto no Evento Degustar

O Evento Degustar será realizado no próximo dia 27 de junho, na Casa Bossa Shopping Cidade Jardim, em São Paulo. E uma das grandes novidades será a apresentação de queijos vivos artesanais, que não tem química, exclusivos, produzidos com leite de vacas Girolandas criadas soltas e com alto padrão de sabor, textura e qualidade.

Créditos: Divulgação

Apaixonada por queijos, Martina Sgarbi deu início a uma produção artesanal com leite cru para consumo próprio quando decidiu transformar sua alimentação cortando alimentos industrializados e ultraprocessados. Foi a partir dessa experiência que acabou transformando sua paixão em um negócio premiado.

“Em 2017, estive em Minas Gerais e descobri o encantamento dos queijos vivos. Na volta, comecei a brincar de fazer queijos no sítio dos meus pais, na beira da represa de Guarapiranga. Comecei a estudar mais sobre queijos e, em 2018, enviei o Cremoso para o IV Prêmio Brasil de Queijos Artesanais. Eu só queria o feedback dos jurados, no entanto, ele acabou ganhando a medalha de bronze. Foi quando comecei o planejamento de transformar minha paixão em negócio”, conta Martina.

Queijos que poderão ser apreciados no Evento Degustar

Com inspiração nas categorias de queijos mais famosos e desejados do mundo, Martina desenvolveu uma linha exclusiva. Os visitantes do Evento Degustar poderão conhecer alguns deles:

Marmoratto: queijo de casca lavada na cachaça artesanal

Queijo de massa láctica, macia e fechada (Sem olhaduras). Quando maturado por quatro semanas sua massa é branca, suave e seu sabor terroso. Quando maturado por mais de seis semanas sua massa já sofreu a proteólise e agora é amarela e com a casca mais picante e seu sabor defumado.

Sua casca lavada na cachaça artesanal envelhecida por 2 anos e urucum. Com presença de flora de mofos naturais do queijo. Tem uma harmonização perfeita com vinho do porto.

Crema: queijo double cream, untuoso e com sabor do creme de leite

Queijo de massa láctica, olhaduras naturais da fermentação do creme de leite natural do soro e maturação média de duas semanas. Casca florida na qual pode haver presença de mucor, aroma suave e notas de cogumelos.

Harmoniza com vinhos Chardonnay, Chenin Blanc e Boureaux, e pode acompanhar damasco, mel, figos e geleias com leve acidez, como a de jabuticaba.

Cremoso: vencedor de duas medalhas de bronze no Prêmio Brasil de Queijos Artesanais

Queijo extremamente macio com a consistência em pasta. Pode ser fatiado ou aberto por cima para uso de uma colher. Sua fermentação natural do soro proporciona uma casca florida, na qual existe uma “selva” de leveduras e mofos do bem. Sua maturação média é de quatro semanas.

Tem aroma e sabor suave, pequena acidez e bastante úmido por dentro e crocante por fora. Harmoniza com vinhos Sauvignon Blanc e Nebbiolo, como também acompanha pães, torradas, damascos, figos e tâmaras.

Flora Azul: casca mofada e florida que acentua mais o seu sabor

Queijo de massa quebradiça, macia e perfurada. Eu seus veios a presença marcante do mofo azul. Tem maturação média de seis semanas.

Harmoniza com vinho Cabernet Sauvignon, Sauternes e Late Harvest. Também pode acompanhar geleias como a de pera.

Giggio: uma inspiração italiana

Queijo de massa cozida, elástica e pequenas olhaduras mecânicas. Tem maturação média de três meses. No entanto, quando o tempo de cura é maior, surgem cristais de tirosina a partir de sete meses, quando fica com sabor ainda mais marcantes.

Casca com aroma de cave e massa com nenhuma acidez. Tem aroma frutado leve e com notas de nozes. É um coringa na harmonização com vinhos e cervejas e pode acompanhar castanhas e uvas passas.

Luma: sabor muito leve e suave

Queijo meia cura, ou seja, tem em média 21 dias de maturação. Sem mofos, leve acidez e massa com olhaduras mecânicas, pois é prensado a mão, sabor muito leve e suave.

Harmoniza bem com café, doces e geleias.

LEIA TAMBÉM

Maiara e Maraísa podem pagar indenização de R$ 200 mil

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios