Cultura

Livro sobre Macunaíma é lançado em Santos

Jornalista Renato Pirauá fez o lançamento da obra com a presença de centenas de pessoas

Após o sucesso do lançamento da obra literária “Entrevista com Macunaíma” em São Vicente, nessa sexta-feira (6), foi a vez do livro ser lançado em Santos. O jornalista Renato Pirauá, responsável pela obra, fez questão de lancar a publicação na cidade, onde teve grandes momentos na carreira.

Ele comentou sobre a satisfação e a alegria de publicar a obra em Santos “Foi um grande sucesso, felizmente. Para mim, é uma grande alegria rever velhos amigos e conhecer novos leitores nestas ocasiões. Nasci em Santos, fiz faculdade nesta cidade tão importante no cenário nacional. Também foi aqui que me firmei profissionalmente no jornalismo. Não à toa escolhi a Realejo, que fica no mesmo prédio onde iniciei minha carreira em rádio. Além disso, é uma livraria convidativa e acolhedora”.

Créditos: Divulgação

Ainda de acordo com o jornalista, deu breves detalhes do que o leitor poderá esperar da obra. “Falar de Macunaíma é entrar em um universo de discussões inesgotáveis, tamanha a riqueza dessa personagem tão fascinante da nossa literatura”.

Renato detalhou o que motivou escrever a obra. “Quando pensei em escrever o romance, tracei como objetivos entreter, homenagear os 100 anos do movimento modernista e, ainda, questionar a ética no jornalismo – um assunto sempre pertinente em uma das áreas que atuo. Mas também convido para uma reflexão sobre aspectos sociais, que se estendem para diversos segmentos da sociedade”.

“Passados quase 100 anos do livro que marcou a Primeira Fase do Modernismo, acredito que o Macunaíma ainda representa uma boa parcela da população brasileira: um sujeito que usa da astúcia para conseguir sobreviver. E, percebam, ele não usa a astúcia para ficar rico. É para sobreviver. Quantos macunaímas não deparamos nos bancos escolares, nas ruas, na vida?”, detalhou.

Parceria para a obra literária

Quem também esteve presente no evento foi o jornalista Victor Miranda. Ele revelou que foi estagiário de Renato Pirauá na Prefeitura de São Vicente e destacou as características do colega.

Créditos: Divulgação

“Pirauá é um cara sensacional não somente pelo talento profissional e a habilidade com as palavras que tem como jornalista e professor. Mas também pela forma como lida com a vida e as pessoas”, explica.

“Fui estagiário dele e o Renato me ensinou muito, trazendo a vivência do jornalismo diário, contando história e para quem estuda isto é fundamental para resgatar. Dezesses anos depois, voltei a estar com ele, mas agora como chefe e responsável pela produção do livro. Ele era realmente bom e diferenciado”.

Victor Miranda fez questão de garantir a importância do hábito da leitura, que deve ser presente na vida das pessoas, espeiclamente dos estudantes. “A leitura faz a diferença e marca. Ela gera criatividade, produtividade das crianças e adolescentes e a literatura é importante. O jornalista escrever bem é fundamental para levar boas informações e histórias, para atrair mais pessoas”.

LEIA TAMBÉM

Livro “Entrevista com Macunaíma” é lançado e atrai muitas pessoas

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo