Sustentabilidade em Destaque: especialistas lideram conversa sobre economia circular em evento colaborativo
Evento abrangeu como tema "ESG: Tendências e Mitos na Economia Circular para Embalagens e Adesivos"
A sustentabilidade e a economia circular são temas que moldam o nosso mundo atual, abrangendo diversos setores de atividade. Com o intuito de debater as principais tendências e desafios enfrentados pela indústria de embalagens e adesivos no que diz respeito à sustentabilidade e economia circular, a colaboração entre H.B. Fuller, Ambev, Klabin e Equos Consultoria ESG resultou em um evento inspirador.
O bate-papo gratuito, intitulado “ESG: Tendências e Mitos na Economia Circular para Embalagens e Adesivos”, foi realizado no dia 10 de agosto. Esse evento reuniu profissionais renomados, trazendo insights valiosos e discussões significativas. O bate-papo foi conduzido por quatro especialistas de destaque em suas respectivas áreas:
🌿 Elizabeth Staab: Gerente de Sustentabilidade na H.B. Fuller
🌿 Karina Turci: Sustentabilidade em Embalagens na Ambev
🌿 Mauricio Rodrigues Gil: Consultor de Sustentabilidade na Klabin
🌿 Talita Oliveira: CEO da Equos Consultoria ESG
Gerente Marketing LATAM da H.B. Fuller, Juliana Rodrigues comentou que “esta iniciativa foi pensada para levar mais informações e conhecimento aos fabricantes de embalagens e consumidores, ao reunir especialistas de setores distintos para falar de forma descomplicada sobre questões por vezes complexas como: ESG, economia circular, tendências e desafios das indústrias com relação à sustentabilidade e muito mais”.
Na América Latina a economia circular continua sendo um desafio para indústria, pois compreender todo o caminho que a embalagem percorre e fazer com que ela volte ao mercado ainda é um desafio, entender o processo e particularidade de cada segmento é essencial para lançar ações capazes de transformar toda a cadeia produtiva. Segundo relatório da Trivium Packaging, a procura por embalagens sustentáveis permanece em alta, 82% das pessoas com menos de 44 anos, estão dispostas a pagar mais por embalagens sustentáveis e 66% dos consumidores se identificam como ambientalmente conscientes e reconhecem as embalagens recicláveis como fator importante nas suas decisões de compra.
“O planeta precisa de alternativas mais sustentáveis, as pessoas estão cada vez mais alinhadas com essa realidade e interessadas em rastrear os produtos que consomem buscando informações sobre sua matéria-prima, origem, processos de produção e toda sua cadeia logística, observando o impacto no meio ambiente. Essa visão de futuro sugere que marcas e consumidores estão se tornando cada vez mais experientes, exigentes e conscientes com fatores relacionados a sustentabilidade e economia circular, e as marcas têm de saber acompanhar e dar resposta a essa tendência”, comenta Elizabeth Staab, Gerente de Sustentabilidade na H.B. Fuller.
O evento ocorreu em formato híbrido, permitindo a participação tanto online quanto presencialmente, no espaço da Casa ABRE em São Paulo.
Apoio de Entidades Relevantes: A iniciativa contou com o apoio crucial de entidades que valorizam a busca pela sustentabilidade, incluindo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), CENEM (Centro de Envases y Embalajes de Chile), AMEE (Asociación Mexicana de Envase y Embalaje) e IAE (Instituto Argentino del Envase).
LEIA MAIS
Artigo – A tecnologia verde para a sustentabilidade dos empreendimentos