
Publicado em 4 de agosto às 14h03. Atualizado 22:00
Duas graves explosões aconteceram na região portuária de Beirute, no Líbano, nesta terça-feira. Segundo o ministro da Saúde do país, Hamud Hassad, ela começou dentro de um armazém. Lá estavam sendo guardados nitrato de amônio. Quinze minutos mais tarde uma outra explosão aconteceu e com mais força.
O Governo do Líbano confirma 78 mortos e pelo menos 4 mil pessoas feridas. O impacto do acidente foi tão grande que causou destruição de prédios e janelas próximas e até mais distantes da zona portuária.
Testemunhas relataram ter ouvido o barulho há mais de 200 Km de distância, chegando até a cidade de Lanarca, no Chipre. As causas desta explosão ainda estão sendo averiguadas pelas autoridades. Há suspeita de um atentado terrorista, porque o Líbano ainda vive uma instabilidade política. Mas o acidente pode ter sido o mais provável.
O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, disse em um pronunciamento que o país enfrenta uma catástrofe e declarou luto oficial de um dia. As viaturas do Corpo de Bombeiros e as ambulâncias do Líbano seguem no local para resgatar os feridos. A Cruz Vermelha disponibilizou barcos para resgatar as pessoas que estão no mar. Também há trabalhos para resgatar pessoas que estão presas nos escombros e as que ficaram presas em suas casas.
Veja os vídeos:



