Quarto teste de vacina contra COVID-19 é autorizado
Sete estados brasileiros farão o experimento das doses para saber a eficácia

O Brasil tem mais um teste de vacina contra o coronavírus autorizado. Nesta terça-feira a Ad26.COV2.S, desenvolvida pela Janssen Pharmaceuticals, que é do grupo Johnson & Johnson, foi liberada para os testes no país pela Anvisa. Com isso já são 4 vacinas autorizadas que estão passando por testes.
No caso dela, os testes já se encontram na fase 3, que permite a aplicação de doses com mais pessoas. Serão 7 mil brasileiros que vão ser imunizados em 7 estados brasileiros: Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e São Paulo. O critério é que as pessoas devem ter 18 anos ou mais e ainda serão detalhados quem devem ser vacinados. Mas a tendência é que pessoas qe trabalhem com saúde sejam imunizados de forma experimental.
Ainda não há uma data de quando que estas vacinas experimentais irão ser realizadas. Tudo depende agora da aprovação do Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), que faz parte do Ministério da Saúde que é a responsável pela avaliação ética de pesquisas clínicas e da organização dos pesquisadores para recrutamento dos voluntários.
Os participantes deverão receber uma dose única da vacina ou um placebo (substância inativa), para servir de grupo controle. A determinação de quem recebe a vacina ou o placebo será feita de forma aleatória (randomizada), e nem os voluntários, nem os pesquisadores saberão quais pessoas receberam qual substância (esse tipo de estudo é chamado de “duplo-cego”).



