JundiaíObrasSaúde

Saúde de Jundiaí se destaca no combate ao coronavírus

O Hospital São Vicente é referência e está construindo quartos

Jundiaí não teve um ano fácil na área da saúde, principalmente devido à pandemia da COVID-19. Mas o setor se destacou no combate ao coronavírus prestando o atendimento a todos e tendo um dos melhores índices de pacientes recuperados. Ainda assim diversas mudanças precisaram ser feitas.

Ao longo de 2020, a cidade ajustou as contas e manteve a completa atenção ao cuidado contra a pandemia da Covid-19. Foi realizada a implementação do Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), onde todas as medidas de combate e prevenção foram tomadas.

Além disso também houve a implantação de Unidades Sentinelas (USs), Prontos Atendimentos (PAs) Exclusivos COVID-19, ampla testagem com Inquérito Epidemiológico, Central de Monitoramento, ampliação em mais de 400% o número de leitos de UTI exclusivas públicas para o tratamento aos casos graves de Jundiaí e região.

Jundiaí também contou com o Hospital de Campanha, montado no prédio cedido pelo 12º Grupo de Artilharia e Campanha Barão de Jundiahy (12º GAC), serviços de teleatendimento e telemonitoramento aos usuários das UBSs, ações de conscientização e identificação dos casos nos bairros. E ainda a distribuição de mais de 140 mil máscaras em tecido em locais de grande movimentação de pessoas ou em vulnerabilidade social. As máscaras foram obtidas a partir da Rede Jundiaí de Cooperação, órgão da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

Obras

A pandemia comprometeu o avanço das obras de revitalização dos quartos do Hospital São Vicente (HSV). No entanto, o projeto ‘Acolha um Quarto, Conforte Vidas’ alcançou 33 dos 72 quartos do prédio centenário. As intervenções foram fundamentais para a cidade conseguir alcançar o número de 86 leitos de Unidade de Terapia (UTI) exclusivos para Covid-19.

Ainda em infraestrutura, as Novas UBSs Jundiaí Mirim e Jardim do Lago foram entregues e fundamentais para o atendimento no período.

A Clínica da Família Hortolândia teve a obra iniciada no novo modelo de atendimento, firmado em conjunto com um Pronto Atendimento Geral. Com isso, oferece serviços de Atenção Básica e Urgência e Emergência na porta de casa. Além disso, o prédio da Ponte São João está em licitação. Já a construção da Vila Progresso será destinada a um Centro Médio de Especialidades e Diagnóstico com espaço para atendimento de urgência e emergência.

Ainda em obras de equipamentos de Saúde, o Centro de Convivência, Trabalho e Geração de Renda (CECCO) recebeu reforma no início do ano. O espaço também foi estratégico para o atendimento à pandemia, se transformando em Centro de Testagem para os casos específicos; a UBS Rui Barbosa recebeu melhorias assim como a unidade do Rio Acima.

O Hospital Universitário (HU) de Jundiaí também foi destaque no ano, com a certificação de acreditação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1, reconhecimento da mais importante e respeitada entidade avaliadora da qualidade dos serviços de saúde do País, integrante de organizações internacionais que atuam nos Estados Unidos, França Canadá e Reino Unido. Ainda no mesmo prédio do HU, o Ambulatório de Saúde da Mulher teve a reforma encerrada e o atendimento retomando ao complexo que reúne os cuidados às mulheres e crianças da cidade.

Leia também

Prefeito reeleito de Jundiaí apresenta nomes para a próxima gestão

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios