Primeira árbitra no Mundial de Clubes será brasileira
Edina Alves junto com Neuza Back serão as primeiras representantes femininas na competição

O Mundial de Clubes da FIFA, que acontece em fevereiro, no Qatar, terá pela primeira vez uma arbitragem feminina. E será brasileira. Edina Alves Batista e a auxiliar Neuza Back foram as escolhidas para representar o Brasil na competição. A outra auxiliar será a argentina Mariana de Almeida.
Embora façam parte do quadro de arbitragem da principal entidade do futebol mundial, esta será a primeira vez que Edina vai participar de um jogo de futebol masculino na condução da partida. A intenção é que mais mulheres apitem jogos de competições internacionais, como as Copas do Mundo, em suas diversas categorias.
Edina Alves Batista já é conhecida do público brasileiro, pois desde 2019 apita jogos do Campeonato Brasileiro da Série A e outras competições dentro do Brasil. Mas ela também já apitou, junto com Neuza Back e Tatiane Camargo , quatro jogos da Copa do Mundo Feminina, disputada na França, entre elas, uma semifinal.
Cenário da competição
Até o momento o Mundial de Clubes já tem seis times classificados: Bayern de Munique, vencedor da Liga dos Campeões da Europa, o Tigres, campeão da Concacaf, o Ulson Hyundai, ganhador da Liga dos Campeões da Ásia, o Al Ahly, dono do título na África, o Auckland City, campeão na Oceania e o Al Duhail, que representa o Qatar.
Resta aguardar o campeão da Conmebol Libertadores da América, que será conhecido no final de janeiro. Os concorrentes ao título sul-americano são o Boca Juniors, Santos, Palmeiras e River Plate. Todos começam as disputas rumo à final já nesta terça-feira (5).
Leia também