• Lar e Construção

    Que tal ter uma adega em casa ?

  • Que tal uma adega em casa ? As adegas vêm ganhando espaço não só nas casas, mas nos restaurantes, e em ambientes menos como apartamentos. As soluções e propostas são muitas, mas independente do projeto, ou do equipamento, o objetivo principal é o mesmo: conservar bebidas especialmente o vinho, que melhora ao longo dos anos se for armazenado adequadamente, nas posições e temperatura ideais.

    Além da funcionalidade, as adegas também cumprem papel decorativo e podem protagonizar a sala de estar, a varanda gourmet, ou até ganhar um ambiente só delas.

    Para quem gosta de beber um bom vinho e receber convidados em casa, certamente já pensou em incluir ou já adicionou na decoração de sua casa uma bela adega. E quem acredita que este é um item exclusivo para ambientes amplos, engana-se hoje já é possível criar um espaço perfeito para armazenar suas bebidas, de acordo com as suas possibilidades, seja debaixo de uma escada, em um cômodo exclusivo ou apenas adicionando uma opção compacta e climatizada próximo ao bar.
    Para uma adega perfeita, os produtos que serão adicionados trarão a qualidade tão desejada.

    Antes de colocar qualquer projeto em prática, é importante pensar, primeiramente, onde a adega será instalada, qual tamanho e modelo ideal para o espaço em questão, e quais os cuidados necessários para manter a boa conservação das bebidas.

    Adega e cuidados básicos

    Armazenar um bom vinho e manter a sua durabilidade requer alguns cuidados básicos, como deixar as garrafas em um local onde a temperatura e iluminação sejam adequadas. Para isso, é importante investir na construção de um ambiente especial: Atualmente existe uma grande gama de empresas que realizam o projeto de adegas climatizadas sob medida. Usualmente, esses projetos costumam ser desenvolvidos para restaurantes e bares que possuem muitas garrafas, porém vejo cada vez mais projetos do tipo sendo executados em apartamentos e residências unifamiliares.

    Adegas em espaços compactos

    Para espaços mais compactos ou ambientes menores, há ainda as opções parecidas com geladeiras, e estão

    disponíveis em diversos tamanhos: As adegas climatizadas encontradas no mercado podem começar com uma versão pequena de 8 a 16 garrafas, as médias que vão de 24, 30 a 60 garrafas, até as maiores, de 90, 120, 160 e 190 garrafas.

    A adega ideal pode variar de acordo com o tamanho do espaço no qual ela será instalada e por influência dos números de garrafas, uma adega destas tipo ‘geladeira’, para até 60 garrafas, atende muito bem ao enófilo, para vinhos de dia a dia, uma adega de 12 a 24 garrafas atende muito bem.

    Tecnicamente falando, o melhor local para armazenar vinhos é longe do sol direto, que não só prejudicaria a qualidade das bebidas em relação a iluminação, como também o calor.

    A temperatura ideal

    A temperatura ideal para vinhos brancos é de 8 a 12 graus, enquanto para tintos, 15 a 18 graus são suficientes para manter a qualidade das bebidas. lembrando que a limpeza, conserto e manutenção de uma adega não pode ser feita com produtos que deixam odores, como tintas, colas e desinfetantes, pois as rolhas absorvem os odores do ambiente e, com o passar do tempo, acabam passando para o vinho.

     

    Por Juliana Zamboni

    para falar com a arquiteta Juliana Zamboni 

    lar@redenoticiaz.com.br

     

    LEIA TAMBÉM

    O poder dos espelhos com reflexos e sensações

    https://www.campolimpopaulista.sp.gov.br/site/
    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    Don`t copy text!
    Fechar
    Fale conosco