Saúde

Médico Marcelo Queiroga é o novo ministro da Saúde

Ele foi escolhido por Jair Bolsonaro e substituirá Eduardo Pazuello

O médico Marcelo Queiroga foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) para assumir o Ministério da Saúde. O anúncio ocorreu nesta segunda-feira (15) e ele substituirá Eduardo Pazuello como titular da pasta.

Marcelo Queiroga se reuniu com Bolsonaro no Palácio do Planalto e a nomeação será publicada no Diário Oficial da União já na terça-feira (16), mas a posse acontecerá dentro de duas semanas, quando uma transição entre o novo ministro e o antecessor será feita.

“Foi decidido agora à tarde a indicação do médico, doutor Marcelo Queiroga, para o Ministério da Saúde. Ele é presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia. A conversa foi excelente. Já o conhecia há alguns anos. Então, não é uma pessoa que tomei conhecimento há poucos dias. Tem tudo no meu entender para fazer um bom trabalho, dando prosseguimento a tudo que o Pazuello fez até hoje”, afirmou Bolsonaro a apoiadores.

Jair Bolsonaro alegou que Pazuello fez “uma gestão foi muito bem feita por ele e agora vamos partir para uma parte mais agressiva no tocante ao combate ao vírus”.

Ludhmila Hajjar

Mas a escolha para um novo ministro da Saúde já vinha sendo discutida há vários dias, pois Eduardo Pazuello vinha sendo cobrado constantemente por governadores e prefeitos por medidas mais eficazes contra o coronavírus, que está em alta de casos, internações e mortes. Além disso, a pressão para aquisição de vacinas se tornou gigantesca.

Até o início da tarde de segunda-feira, o nome da médica Ludhmila Hajjar foi levantado para que ela assumisse o cargo. Contudo ela rejeitou o convite para ser ministra, alegando que não houve “convergência técnica”. Eduardo Pazuello disse em entrevista coletiva que permaneceria no cargo, mas até Jair Bolsonaro escolher um novo nome. “É continuidade, não há rompimento”.

Quarto ministro em um ano

Em um ano desde o início da pandemia do coronavírus, o Brasil teve quatro mudanças no Ministério da Saúde. Primeiro começou com Luiz Henrique Mandetta, que vinha realizando um trabalho seguro, mas que por divergências com o presidente e deixou o cargo. Em seguida assumiu o médico Nelson Teich, que também seguia uma linha de orientações médicas e científicas no combate à COVID-19, mas que também saiu por novas divergências com Bolsonaro.

Após estas saídas, o Brasil ficou um longo tempo sem um ministro da Saúde, até assumir Eduardo Pazuello, que é general do Exército. Com ele o Brasil viveu um momento de queda de casos de coronavírus e um início de busca de vacinas. Mas a gestão nunca foi bem vista por diversos políticos e pela postura. Uma das consequência foi a disparada de casos, de internações e de mortes. Por causa disso, o Brasil acumula mais de 278 mil mortes e leitos de saúde ocupados quase em sua totalidade.

Quem é Marcelo Queiroga?

Marcelo Queiroga é natural de João Pessoa. Formado em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba, fez residência em cardiologia no Hospital Adventista Silvestre, no Rio de Janeiro. Tem especialização em cardiologia, com área de atuação em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

Em dezembro do ano passado, Queiroga foi indicado por Bolsonaro para ser um dos diretores da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A indicação ainda não foi votada pelo Senado Federal.

No currículo enviado ao Senado, Queiroga informou ser diretor do Departamento de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (Cardiocenter) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley, em João Pessoa, e cardiologista do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita (PB).

Leia também

Serrana, primeira cidade a vacinar em massa, encerra etapa de imunização

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios