
A Prefeitura de Itupeva ampliou nesta quarta-feira (17) o número de leitos para pacientes com COVID-19. Todos eles estão localizados no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida e eles foram distribuídos em 10 de UTI e 18 para enfermaria.
Segundo a secretária de Saúde de Itupeva, Luciane Alves da Cunha, todos os equipamentos contarão com respiradores para atender os pacientes. “Diante do cenário pandêmico, com aumento de novos casos de Covid-19 e, por estarmos inseridos no Aglomerado Urbano de Jundiaí, sendo referência para outros municípios da Região, houve a necessidade da readequação do número de leitos no Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida. Serão 28 ao todo, sendo 10 de UTI com respiradores”, detalha.
A medida foi adotada graças à capacidade na estrutura da Saúde do município para gestão de crise. “Isso firma nossa posição em apoio ao Aglomerado Urbano de Jundiaí, proporcionando maior segurança e acolhimento à população, em caso de necessidade de internação”, ressalta.
Além disso, dentro do Hospital Municipal Nossa Senhora Aparecida foi criado o Núcleo Interno de Regulação (NIR), que tem por objetivo gerenciar e otimizar a disponibilidade de leitos internamente.
Auxílio para as outras cidades
Itupeva tem mostrado um trabalho importante para ajudar as outras cidades do Aglomerado Urbano de Jundiaí a atender pacientes com COVID-19. Além dos enfermos da cidade, também acontece o atendimento a pacientes das cidades de Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Jarinu e Várzea Paulista.
“Estamos há um ano trabalhando com responsabilidade para enfrentarmos essa pandemia. O nosso Comitê Técnico, em conjunto com o Comitê de Enfrentamento, segue monitorando dia e noite a evolução de casos, e fazendo todo o possível para que não falte leito para o cidadão de Itupeva”, conta o prefeito Marcão Marchi.
“Até hoje, conseguimos acolher todos que procuraram o Hospital Municipal, e vamos manter todos os esforços para que consigamos atender a todos, neste momento de extrema gravidade da pandemia em nossa região e em todo o Brasil. A nossa gestão sempre prioriza ações que preservam vidas, pensando na Saúde dos profissionais da linha de frente e da população”.
Leia também
Taxa de isolamento social em Jundiaí é a pior em todo o Estado



