
Neste sábado (26), Jundiaí realizou um trabalho integrado envolvendo a Guarda Municipal com a Polícia Militar. A missão é fazer uma intensa fiscalização para conter o avanço do coronavírus. As atividades são ainda mais restritivas e blitz em diversos pontos da cidade foram feitos.
Além de evitar o fluxo desnecessário das pessoas, as aglomerações, também foram repassadas orientações para o uso de máscaras e demais medidas sanitárias exigidas para conter a transmissão da COVID-19.
O gestor da Unidade de Gestão da Casa Civil, Gustavo Leopoldo Casseta Maryssael de Campos, explica que as medidas são direcionadas para a conscientização e proteção à Saúde Pública. “O momento é extremo. A contaminação e a circulação do vírus estão altas. Somente com a redução dos deslocamentos das pessoas se faz o enfrentamento à doença. As ações são intensificadas para orientar sobre a legislação e as medidas restritivas adotadas a partir do decreto 29.853 de 26 de março”.
As restrições em Jundiaí
Entre as restrições estão a proibição da venda de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento e o consumo em locais públicos. De acordo com o comandante da Guarda Mumnicipal, Benedito Marcos Moreno, o efetivo está empregado em toda a cidade com ações em parceria com os demais órgãos públicos.
“Além de blitz nos limites do município, vicinais, bairros de chácaras de veraneio e pontos conhecidos de aglomerações, as equipes apoiam os Fiscais do Comércio, Vigilância Sanitária, Unidade de Gestão de Mobilidade de Transporte (UGMT) e Procon para que as medidas determinadas em decreto sejam atendidas. Somente no Vale Azul, cerca de 300 pessoas foram orientadas no período da manhã, número expressivo para o momento que estamos da pandemia”, explica.
Até um carro de som é usado para enviar mensagem de alerta e orientação, a abordagem, tanto para os motoristas, mas também para os pedestres. “O objetivo é orientar para que evitem qualquer tipo de aglomeração e contato social, usem máscaras e se saiam de casa somente em caso de necessidade”, relembra o gestor da Casa Civil.
Veja o vídeo:
Leia também
Campo Limpo Paulista implanta “lei seca” e barreiras sanitárias