Jundiaí passa a contar com mais uma Unidade Sentinela para atender exclusivamente os pacientes com sintomas ou suspeitas de Covid-19. Ele irá funcionar no Jardim Novo Horizonte, dentro do complexo Clínica da Família e o atendimento será 24h por dia.
Este trabalho da Prefeitura de Jundiaí com o Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus é o resultado da análise diária do cenário epidemiológico. Além disso, visa também desafogar o sistema de saúde que está sobrecarregado.
O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera, destaca que as estruturas de Unidades Sentinelas e Prontos Atendimentos Exclusivos são itinerantes, logo, são transferidos para regiões que necessitam de maior atendimento, com qualidade e rapidez.
“Quanto mais rápido foi o acolhimento, o atendimento e o encaminhamento, seja para isolamento domiciliar acompanhado pelas equipes da Central de Monitoramento COVID-19, ou para um leito de internação, mais chances de sucesso na luta contra a doença”, explica o gestor.
Alerta com a Região Oeste
A Prefeitura de Jundiaí está de olho especialmente na Região Oeste da cidade, pois é a mais populosa. Para minimizar o número de deslocamentos e os cuidados para diminuir a contaminação das pessoas, serviços como o PA Exclusivo COVID-19 Argos foi transferido para o Jardim Novo Horizonte, que passa a contar com a capacidade de 250 atendimentos diários.
“Para evitar o deslocamento dessa população, bem como ampliar o número de leitos exclusivos para pacientes COVID-19 em Jundiaí, há uma semana foi feita a adequação dos leitos existentes na UPA para a internação específica para a doença. Com a montagem da Unidade Sentinela 24H no local, o atendimento será completo” afirma Tiago Texera.
Leia também