Não foi um jogo com a melhor atuação, mas o Palmeiras, que contou com o retorno do elenco principal, venceu o Defesa y Justicia pela Recopa Sul-americana. Com os gols de Rony e Gustavo Scarpa, o Verdão fez 2 a 1 e agora basta um empate para faturar mais um título da era Abel Ferreira.
A competição reúne o campeão da Conmebol Libertadores da América e o vencedor da Copa Sul-americana. Como Palmeiras e Defensa y Justicia foram os campeões das competições, os dois se enfrentaram. Ainda haverá o jogo da volta entre as duas equipes.
Embora o Verdão tivesse contado com o retorno do elenco principai, inclusive do técnico Abel Ferreira, os brasileiros foram dominados pelos argentinos. Foi do Defensa, as melhores oportunidades. O time argentino só não abriu o placar aos três minutos, em chute de Braian Romero, porque Weverton fez importante defesa. Os donos da casa continuaram no ataque depois desse lance, mas sem conseguir levar perigo.
O Palmeiras só apareceu aos 12, com Viña que chutou de longe, mas a bola foi pra fora. A oportunidade fez o time acordar e três minutos depois Rony abriu o placar depois de um bom passe de Willian. Só que os argentinos não se entregaram e seguiram pressionando. O goleiro Weverton precisou intervir.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou a campo disposto a fazer o resultado. Logo no primeiro minuto Willian armou o contra-ataque e tocou para Breno Lopes bater cruzado, levando muito perigo ao gol de Unsain. A resposta do Defensa y Justicia foi em chute de Enzo Fernandez que por muito pouco não foi desviado pelos jogadores que fechavam na pequena área. O time argentino, porém, insistiu e chegou ao empate aos 12 minutos. Bou deu bom passe para Braian Romero bater colocado, sem chance para Weverton.
O técnico Abel Ferreira viu que o Palmeiras sofria com as investidas dos argentinas e fez diversas mudanças. Aí o jogo ficou mais rápido e o Verdão passou a pressionar o adversário. E quase ficou em vantagem novamente em falta cobrada por Scarpa. Unsain defendeu. Na segunda chance de bola parada, aos 28, Scarpa não deu chance para o goleiro do time argentino e colocou o Palmeiras em vantagem novamente.
Os donos da casa, no entanto, não desistiram e insistiram no ataque. Quase sempre com Braian Romero. Mas foi de Bou o gol marcado pelo Defensa y Justicia, na reta final do jogo, e que foi anulado pela arbitragem por impedimento. Depois disso, o Verdão segurou a vitória.
Como fica?
Na partida de volta, na próxima quarta-feira, às 21h30, o Palmeiras joga podendo até empatar que conquista a Recopa Sul-americana. Já o Defensa y Justicia precisa vencer por dois gols de diferença. Se vencer por um gol, a partida vai para prorrogação e pênaltis se persistir o resultado.
O problema é que não se sabe onde que o duelo de volta irá acontecer. Inicialmente o duelo de volta da final estava parado para o estádio Mané Garrinha, em Brasília. Porém o Tribunal Regional Federal derrubou a liminar que permitia a realização de jogos e obrigou que nenhum evento esportivo acontecesse e todo o Distrito Federal entrasse em lockdown.
Por causa disso, além da final da Recopa Sul-americana, as partidas da Supercopa do Brasil, envolvendo justamente o Palmeiras contra o Flamengo e a volta da fase preliminar da Libertadores da América, entre Santos e San Lorenzo, também não podem ser realizadas.
Leia também
Gol histórico de Ângelo ajuda Santos em vitória na Libertadores