JundiaíPolícia

Criminalidade na Ponte São João cai em Jundiaí

Local vem sofrendo com diversas ocorrências de roubos e furtos

A Secretaria Estadual de Segurança Pública e o 49º Batalhão de Polícia Militar do Interior apresentaram os dados da criminalidade na região da Ponte São João, em Jundiaí. Os números mostram que houveram reduções nos índices, especialmente sobre furtos e roubos.

Mas a informação é contrariada pela vereadora de Jundiaí, Quézia de Lucca (PL). Segundo a parlamentar, durante sessão remota da Câmara de Vereadores, a Ponte São João segue enfrentando sérios problemas de insegurança.

O motivo é que o programa Bairro Seguro deixou de ser executado na Ponte São João. O trabalho teve início ano passado e envolvia ações da Guarda Municipal e da Polícia Militar para reduzir os índices de criminalidade. Só que a alegação é que ele não tem mais ocorrido.

Resposta da Prefeitura

Em nota, a Prefeitura afirmou que “permanece ativo o Programa Bairro Seguro desenvolvido pela Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), com guardas atuando de forma fixa nas áreas comerciais das regiões Central e Ponte São João” e que “entre os meses de setembro de 2020 a abril de 2021, as equipes da GM do Programa Bairro Seguro, com apoio de viaturas do Canil e Apoio Tático, realizaram 1.264 patrulhamentos nos arredores da região da Ponte São João, a qual é compreendida pelo 49º Batalhão da PM e pelo 3º Distrito Policial”.

Secretaria

Já a Secretaria Estadual de Segurança Pública alegou que o trabalho das polícias Civil e Militar na área do 3º Distrito Policial “resultou em 20 prisões em flagrante e 14 veículos recuperados, nos dois primeiros meses do ano. No período, houve redução de 40% nos roubos e 19,56% nos furtos, em relação ao mesmo período de 2020. Somente na segunda-feira (12), três flagrantes de furto foram registrados na unidade”.

A nota da secretaria estadual ainda destaca que a “atuação preventiva é realizada de maneira constante” e lembrou que “o registro do boletim de ocorrência é fundamental para que o caso seja investigado pela Polícia Civil e os autores presos, mas também para balizar o trabalho preventivo ostensivo da PM”.

Além disso, disse que os “policiais militares vão intensificar as ações nas regiões citadas de acordo com a análise dos índices criminais”.

Queda nos índices

O 49º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM/I) também reforçou os dados mencionados pela SSP e ressaltou a queda no número de ocorrências registradas. “Dados estatísticos dão conta que no mês de março de 2021 houve forte queda nos indicadores criminais do bairro Ponte São João, contudo orienta-se que a população de fato registre as ocorrências de furto/roubo a fim de que as forças de segurança possam continuar direcionando seus esforços no sentido de melhorar os índices criminais e aumentar a sensação de segurança no município”.

A PM informou que faz o patrulhamento na Ponte São João por meio de “viaturas de Radiopatrulhamento, Rondas Ostensivas com Motocicletas e Policiamento Comunitário, sendo realizados pontos estáticos para realização de abordagem a veículos, pontos de estacionamento de viaturas em locais estratégicos e policiamento preventivo, tudo nos locais onde há maior índice delituoso. Em algumas oportunidades, realizamos Operações Policiais Integradas com outros órgãos visando a redução de índices criminais”.

De acordo com o batalhão, a “Associação de Moradores do bairro participa ativamente das discussões promovidas envolvendo Polícia Militar, Guarda Municipal e órgãos da Prefeitura na identificação de problemas e na busca por soluções”.

A nota cita ainda o trabalho do Conselho Comunitário de Segurança Jundiaí Leste (Conseg Leste) e o Programa Vizinhança Solidária no combate à violência naquela região. “No entanto, a pandemia do Coronavírus diminuiu a intensidade desse trabalho. Mas, mesmo assim, as ações de segurança no bairro continuam sendo discutidas via Conseg, ainda que por meio de reuniões virtuais”, completou.

Fiscalização do comércio

O 49º Batalhão informou também que além das operações em nível estadual, realizadas semanalmente, também são planejadas e executadas ações integradas com a Guarda Municipal e agentes da Fiscalização do Comércio para iniciativas específicas em estabelecimentos comerciais.

“Visando a fiscalização no município de Jundiaí desses estabelecimentos suspeitos de comprar produtos de crime, como objetos hidráulicos, elétricos, aparelhos eletrônicos e eletrodomésticos, por exemplo. Ou seja, principais objetos furtados ou roubados no bairro Ponte São João”.

Leia também

Combate a ‘gatos de energia’ é feito em Campo Limpo e Jundiaí

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios