Defensa y Justicia vira sobre o Palmeiras e ganha a Recopa
Nos pênaltis os argentinos ganharam dos brasileiros em Brasília

A noite de quarta-feira (14) foi de pesadelos para o futebol brasileiro. Em Brasília, teve decisão da Recopa Sul-americana e o Defensa y Justicia superou o Palmeiras nos pênaltis, após devolver o 2 a 1 sofrido na Argentina. A outra decepção aconteceu no Rio Grande do Sul, onde o Grêmio foi eliminado na fase preliminar da Libertadores da América.
No Mané Garrincha, em Brasília, o Palmeiras tinha conquistado a vantagem de empate depois de ganhar do Defensa y Justicia, na Argentina, por 2 a 1. Só que no primeiro tempo os argentinos vieram para cima e incomodaram a defesa palmeirense. Um suposto pênalti a favor do Defesa ocorreu, mas na revisão do árbitro de vídeo nada foi marcado.
O Verdão conseguiu equilibrar o jogo e criou oportunidades de gol. Numa dessas jogadas em velocidade, Rony avançou até a área e foi derrubado por Meza: pênalti ignorado pelo árbitro Leodan González, mas marcado após consulta ao VAR. Raphael Veiga bateu bem e abriu o placar.
Mas depois disso, o Palmeiras ficou com a marcação baixa, esperando o rival, e mesmo assim deixando espaços às costas dos defensores. Por ali, aos 30 minutos, Pizzini recebeu atrás de Gómez, tocou para trás e viu Braian Romero bater com categoria para empatar. O Defensa poderia ter virado ainda no primeiro tempo, mas parou em ótimas defesas de Weverton – principalmente em chutes seguidos de Romero e Benítez.
Segundo tempo
Na etapa final, o esquema tático do Palmeiras não mudou e seguiu apostando em linhas baixas e procurou se defender, resistindo a pressão do Defensa y Justicia. Após alterações, o Verdão poderia definir o jogo com Rony, onde na finalização, o goleiro Ursain fez ótima defesa.
Mas a expulsão de Viña foi o início da tragédia alviverde. Abel ainda trocou Raphael Veiga por Gabriel Menino e teve outra grande chance de vencer: num contra-ataque puxado por Patrick de Paula que chegou aos pés de Veron. Unsaín defendeu mais uma. Só que nos minutos finais, Felipe Melo e Empereur entraram para reforçar a defesa – este último, porém, errou uma saída de bola e viu Benítez chutar de longe para dar a vitória ao Defensa y Justicia. E levar o jogo para a prorrogação.
Prorrogação e pênaltis
Braian Romero foi expulso antes do início do tempo extra e deu início a uma breve confusão na saída para os vestiários. Depois, com os ânimos controlados, Rony recebeu ótimo lançamento de Felipe Melo e sofreu pênalti de Unsaín – novamente revisado pelo VAR. Gustavo Gómez bateu e errou. Os dois times tentaram o gol, mas o cansaço venceu ambos.
Na decisão por pênaltis, enquanto o Defensa y Justicia foi perfeito e não deu chances a Weverton em quatro cobranças, o Verdão falhou com Luiz Adriano, em pênalti defendido por Meza, e o próprio Weverton, em chute no travessão. Gómez quase errou de novo, mas foi ajudado por um efeito da bola que a levou para além da linha de gol. Gabriel Menino e Rony marcaram.
O Defensa y Justicia conquistou mais um título sul-americano, agora com a Recopa e vem estimulado para a disputa da Libertadores da América, onde terá justamente o Palmeiras, junto com o Universitario e o Independiente Del Valle, que eliminou o Grêmio.
Grêmio
A outra tragédia da noite foi justamente com o Tricolor Gaúcho. Precisando vencer por 1 a 0 ou dois gols de vantagem para se classificar diante do Independiente Del Valle, os gremistas estavam desfalcados de vários atletas e do técnico Renato Gaúcho, já que sofreram com a Covid-19.
Ainda assim o Grêmio veio pra cima do , criou várias oportunidades e até chegou a fazer um gol com Ferreira, mas foi anulado por impedimento. Aos 21 minutos fizeram o gol com Jean Pyerre de cabeça. Depois disso outras chances de gol vieram, mas faltou a conclusão exata.
O castigo veio no final com Ortiz, que bateu bem a falta no ângulo do goleiro Brenno. O empate mexeu com o Grêmio, que além de não conseguir criar chances, ainda ficou com um a menos com Maicon, que foi expulso. Aí o Independiente Del Valle passou a tomar conta do jogo e virou o placar novamente com Ortiz que bateu forte. O 2 a 1 para os equatorianos foi sacramentado e agora eles irão para a Libertadores da América.
Como fica?
Com o resultado, o Del Valle avançou para o Grupo A da Libertadores, junto do Palmeiras, Defensa y Justicia-ARG e Universitario-PER. Os equatorianos fazem a estreia na próxima quarta-feira contra o Defensa y Justicia.
Eliminado, o Grêmio disputará a fase de grupos da Sul-Americana, compondo a chave H ao lado de Aragua-VEN, La Equidad-COL e Lanús-ARG.
Leia também