Saúde

São Paulo passa de 90 mil mortes por coronavírus

Abril se consolidou como o mês mais letal da pandemia

O Estado de São Paulo alcançou nesta quarta-feira (21), a marca de 977 mortes por coronavírus registradas. Assim o total de óbitos chegou a 90.627 vidas perdidas para a doença desde o início da pandemia. O número foi alcançado pouco mais de um ano após a confirmação da primeira morte, em 12 de março de 2020.

Com essa marca, o mês de abril se consolidou como o mais letal de toda a pandemia no Estado. O triste recorde inclusive superou o registro anterior, de março de 2021. Foram 15.975 mortes do dia 1º até esta quarta (21), contra 15.159 em todo o mês de março.

Pra piorar, São Paulo superou ainda a marca de 90 mil mortes por Covid-19 e chegou a 2.786.483 casos confirmados da doença desde o começo da pandemia. A média móvel de mortes no estado ficou em 736 mortes diárias por coronavírus, um valor 3% maior do que o registrado 14 dias atrás. Isso indica tendência de estabilidade, mas ainda em alto patamar.

São Paulo registrou ocupação de 81,8% nos leitos de UTI nesta quarta (21). Para especialistas, a taxa de ocupação acima de 80% indica que o estado segue com problemas no sistema de saúde. O total de pacientes internados em São Paulo é de 23.459 pessoas nesta quarta. Deste total, 11.009 estão em leitos de Terapia Intensiva e 12.450 em enfermaria.

Flexibilização da quarentena

Apesar dos recordes de abril, o governo de São Paulo avalia que os indicadores da Covid-19 tiveram “uma melhora significativa”. Foi considerada especialmente a ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e o total de pacientes internados.

Por isso, as restrições da quarentena estadual estão sendo flexibilizadas desde o último dia 12, quando acabou a fase emergencial e foi retomada a fase vermelha. Desde então, a fase vermelha também foi encerrada e o Governo de São Paulo anunciou uma nova etapa da quarentena, a chamada “fase de transição”, em vigor desde o último domingo (18).

Com esta última flexibilização, comércios e atividades religiosas puderam reabrir, e outros serviços como restaurantes, salões de beleza e academias, votam a funcionar neste sábado (24). Os estabelecimentos podem funcionar com horário restrito e até 25% do público máximo.

Resposta

Em nota, o governo estadual disse que “o número de óbitos registrados em abril está relacionado a casos e internações de março, ou seja, de três semanas atrás, no mínimo”, porque esse seria o “tempo médio para uma internação se tornar um caso fatal”.

“Os óbitos não representam, isoladamente, o cenário atual da pandemia no estado, tampouco são parâmetro para atualização de restrições de atividades, pois o Plano São Paulo é multifatorial e leva em consideração também as internações e taxas de ocupação de leitos”, afirma a gestão João Doria (PSDB) em nota.

LEIA TAMBÉM

Coquetel contra covid-19 é aprovado pela Anvisa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios