Jundiaí começa a ter uma queda de internações de pacientes com Covid-19. Por isso, o Hospital São Vicente de Paulo está realizando uma nova readequação e passa a liberar leitos, antes exclusivos para pacientes com coronavírus, para pessoas enfermas de outras doenças.
A Prefeitura explica que esta ação permite que a unidade hospitalar direcione aos novos leitos disponíveis pacientes diagnosticados com outras patologias e que necessitem de internação. Com a alteração, o número de leitos para casos de Covid passou de 177 para 150, sendo 82 de UTI e 68 de enfermaria.
Nesta semana, a instituição já havia realizado a adequação das alas, quando os índices apontaram uma queda na média móvel. Trata-se de uma avaliação estatística que acompanha a evolução dos dados registrados nos últimos 14 dias. Atualmente, a média móvel de novas internações diárias é de 10,86. Há 14 dias, o registro era de 18,71.
Para o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera, o panorama da cidade permanece próximo ao vivenciado durante os meses de junho a agosto do ano passado. Na época a cidade viveu o pico da primeira onda e o platô de número de casos. Ainda assim ele prega cautela para a população.
“Ainda temos um número expressivo de novos casos, próximo de 100 por dia, de acordo com a média móvel. No pior momento deste ano, tivemos mais de 260 (segunda semana de março). É momento de manter a guarda alta para evitar um novo avanço da doença”, reforça.