Mais 1,1 milhão de doses da Pfizer são distribuídas no Brasil
Segundo o Governo Federal, pessoas com comorbidades e outros públicos devem ser imunizados

Nesta segunda-feira (10), o Brasil terá a distribuição de 1,1 milhão de doses da vacina da Pfizer contra a Covid-19. No entanto, somente as capitais brasileiras estão sendo contempladas com a imunização, devido a elas terem condições do armazenamento das doses. Elas precisam estar guardadas em temperaturas muito mais baixas. O ideal é que elas sejam guardadas até -70º C.
O Ministério da Saúde explica que as doses devem ser aplicadas em pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiências permanentes.
A distribuição das doses exige dos governos e dos estados uma operação logística específica, já que as vacinas da Pfizer precisam ser armazenadas em temperaturas mais baixas do que as da AstraZeneca e a Coronavac, as outras vacinas atualmente em uso no país.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses sairão do centro de distribuição em Guarulhos (SP), onde estão conservadas entre -90ºC e -60ºC, e irão para refrigeradores dos estados, expostas a temperaturas de -20ºC. Nas salas de vacinação, onde as doses ficarão armazenadas entre 2ºC e 8ºC. Mas a aplicação deve acontecer em, no máximo, cinco dias.
LEIA TAMBÉM