• Saúde

    Grávidas devem ser vacinadas pela segunda vez após o parto

    A norma do Ministério da Saúde informa que a imunização deve ser feita 45 dias depois da mulher dar a luz

  • A norma do Ministério da Saúde informa que as grávidas que se vacinaram contra a Covid-19, devem receber a segunda dose apenas 45 dias depois do parto. A medida vale para quem se vacinou pela Oxford/AstraZeneca. A norma foi divulgada na quarta-feira (19).

    É bom lembrar que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou suspensão temporária da vacina AstraZeneca nas gestantes e puérperas, devido a supostas complicações que ela causou na morte de uma grávida, que sofreu uma síndrome de trombose. No entanto, o caso ainda é investigado para saber se o óbito está ou não relacionado com a vacina.

    Assim, a vacinação de gestantes que ainda não tinham recebido as doses passou a ocorrer no Brasil com o uso de imunizantes da Pfizer e do Butantan. Além disso, também ficou restrita a gestantes com doenças preexistentes. Havia dúvidas, porém, sobre qual seria a orientação da Saúde para as gestantes que já haviam recebido a primeira dose da AstraZeneca.

    Orientações

    Segundo o Ministério da Saúde, até o dia 10 de maio, mais de 15 mil grávidas foram vacinadas com esse imunizante da AstraZeneca no Brasil. Mas por enquanto, não há informações sobre outros casos de eventos adversos.

    No entanto, em nota, a pasta orienta que gestantes e puérperas que já receberam a vacina da AstraZeneca procurem atendimento médico imediato se apresentarem, nos 4 a 28 dias seguintes à vacinação, algum efeito colateral.

    Entre eles estão falta de ar, dor no peito, inchaço nas pernas, dor abdominal persistente, sintomas neurológicos, como dor de cabeça persistente e de forte intensidade, borrada, dificuldade na fala ou sonolência; ou pequenas manchas avermelhadas na pele além do local em que foi aplicada a vacina.

    LEIA TAMBÉM

    Morte de gestante gerou a suspensão da vacina AstraZeneca

    https://www.campolimpopaulista.sp.gov.br/site/
    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    Don`t copy text!
    Fechar
    Fale conosco