Após 20 anos, Cabreúva volta a ter surto de raiva
Mortes de bois e cavalos já foram confirmadas pela Prefeitura

Nove mortes envolvendo bois e cavalos foram confirmadas em Cabreúva. Os animais foram vítimas da raiva e o surto voltou a acontecer na cidade, depois de 20 anos sem haver qualquer registro da doença. As autoridades estão preocupadas como avanço da doença e já tomaram medidas de prevenção.
A Prefeitura de Cabreúva explica que os bois e cavalos mortos foram vítimas dos morcegos-vampiro, principal transmissor da raiva. As equipes da Defesa Agropecuária do Estado e da Secretaria de Agricultura de Cabreúva fizeram buscas para capturar o animal.
Só em uma propriedade do bairro Bananal foram encontrados cerca de 40 animais. O gerente do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, Guilherme Shin, explica que provavelmente os animais estão infectados.
Cerca de 10 deles foram capturados. Uma pasta é aplicada nos morcegos que depois são novamente soltos. “Os morcegos tem uma forma de se identificar. Uma delas é através da lambedura. Um lambe o outro e, nesse processo, o morcego, para identificar vai ingerir a pasta e acaba morrendo”, explica Guilherme.
Além do controle dos morcegos, que transmitem a doença, a orientação é para que os proprietários vacinem bois e cavalos contra a raiva. A Secretária de Agricultura de Cabreúva alerta que quem identificar um possível caso de raiva animal na propriedade deve procurar a prefeitura pelo número (11) 4528-1305.
LEIA TAMBÉM