Uma medida que é simples, mas que deve sempre ser lembrada e fazer parte da rotina da população. Para reforçar a ideia de higienização, o Hospital Universitário de Jundiaí realiza uma campanha sobre o Dia Mundial de Higienização das Mãos, celebrado em maio. A iniciativa vem ocorrendo durante todo o mês.
O HU justifica que devido a pandemia do coronavírus, o ato de higienizar as mãos, e realiza a Campanha de Higienização das Mãos 2021 em todos os setores. Os profissionais estão passando por treinamentos, atividades, quiz e sorteios que reforçam a técnica e a importância da higienização das mãos.
De acordo com a enfermeira do SCIH, Daniele Rodrigues Oliveira, a campanha deste ano reconhece a prática como uma das ações mais eficazes para reduzir e prevenir infecções, incluindo o novo coronavírus. “Profissionais da saúde e todas as pessoas, incluindo pacientes, acompanhantes e visitantes, devem ter papel importante na prevenção de infecções praticando a higiene regular e frequente das mãos”.
Na pandemia, reforçar o cuidado com a higiene é extremamente necessário. De acordo com a equipe do Serviço de Controle de infecção Hospitalar do Hospital Universitário de Jundiaí, lavar as mãos é uma das principais formas de evitar a contaminação por Covid-19.
Mesmo parecendo simples, a higienização das mãos é a ação mais eficiente para o controle de infecções e prevenção da transmissão de microrganismos. Isso porquê a mão é o principal meio de se contaminar. Por meio das mãos você pode buscar ou levar quase todos os tipos de doenças, que existem em qualquer lugar do corpo ou em superfícies.
LEIA TAMBÉM