JundiaíSaúde

Hospital de Jundiaí recebe equipamentos para tratamento contra a Covid

Eles tem ajudado na redução no índice de pacientes intubados

O que todos os enfermos da Covid-19 desejam evitar é a intubação. Só que a tecnologia tem tido um papel essencial para reduzir este tipo de situação. O Hospital São Vicente de Paulo, em Jundiaí, conseguiu adquirir equipamentos que auxiliam no tratamento dos enfermos, fazendo com que eles não precisem ser internados. Trata-se de uma Cânula Nasal de Alto Fluxo.

Créditos: Divulgação/Hospital São Vicente de Paulo.

Este aparelho promove benefícios como a diminuição da resistência inspiratória, melhora da complacência pulmonar e principalmente da oxigenação. A umidificação e aquecimento também podem evitar a desidratação da mucosa, manter o mecanismo de autolimpeza da mucosa nasal, reduzir a perda de calor e minimizar o quadro clínico no qual a totalidade ou parte de um pulmão fica sem ar.

O equipamento possui indicação para quadros clínicos específicos, quando a intubação pode ser substituída, e descarta as desvantagens do procedimento, como a sedação e o jejum.

Detalhes

O coordenador de fisioterapia do Hospital São Vicente, Daniel Gimenez deu mais detalhes sobre o mecanismo e como ele tem sido útil no tratamento contra a Covid-19. “A instituição já possui 8 bases, totalizando agora 12 equipamentos. A base é fixada no carrinho do ventilador, onde a cânula é inserida. O cateter é colocado no nariz do enfermo, com um fluxo de oxigênio elevado e que pode chegar até 60 litros por minuto, além de uma fração concentrada de O2 de 21% a 100%. A média da taxa de eficiência é de 61% nas unidades que utilizamos o recurso com mais frequência. Dentro da literatura mundial, é um indicador de sucesso, pois a média é de 40 a 50%”, disse.

Ainda segundo o profissional, inicialmente os aparelhos serão utilizados em unidades de internação por covid-19, mas que posteriormente estará disponível para todos os pacientes que necessitem de suporte respiratório. “Nós somos gratos à instituição, que por meio desses investimentos, tem proporcionado um atendimento cada vez melhor aos pacientes. Como profissional é gratificante fazer parte desse processo e presenciar a recuperação de cada um”, conta Daniel.

LEIA TAMBÉM

Unidade Sentinela de Jundiaí oferece atendimento para sintomas gripais

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios