Em breve a iluminação inteligente estará em Jundiaí
Serviço deverá ser feito por meio de uma parceria-público-privada

Jundiaí aposta no conceito ‘smart cities’ para promover mais praticidade e qualidade de vida para as pessoas, visando oferecer serviços mais eficientes. E por meio da parceria-publico-privada, a cidade deve ter um serviço de iluminação inteligente.
De acordo com a Prefeitura, o serviço também vai disponibilizar conexão wi-fi, sistema de monitoramento da segurança e lâmpadas inteligentes que acendem quando o sensor identifica movimentação de pessoas. O edital de licitação publicado no início do mês. O objetivo da administração é trocar todos os 47 mil pontos de iluminação convencional, por lâmpadas de LED. Assim é possível preparar o caminho para o crescimento do conceito e serviço de uma ‘smart city’ (cidade inteligente).
Ainda segundo a Prefeitura de Jundiaí, além de oferecer uma iluminação de qualidade e da economia que será gerada com o novo sistema de LED, a intenção é agregar mais serviços inteligentes para a população. Será feito um ponto mapeado na cidade e que já conta com infraestrutura de tecnologia.
“Jundiaí está entre as 10 cidades brasileiras mais inteligentes e conectadas e esses investimentos reforçam o nosso compromisso com a melhoria dos indicadores de qualidade de vida da cidade. Outra questão importante é que essa agenda é parte de um plano de desenvolvimento sustentável da cidade, com a redução da emissão de gás efeito estufa, a partir da troca da iluminação antiga por lâmpadas ambientalmente sustentáveis”, argumenta o Prefeito Luiz Fernando Machado (PSDB)
Entenda a mudança
A Prefeitura de Jundiaí explica que a iluminação em LED implantada na pista de corrida do Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Dr Nicolino de Luca (Bolão) e a área de lazer do Vale Azul.
Considerando inicialmente a substituição da iluminação funcional viária, que representa 95,4% dos pontos de iluminação pública do parque do Município. Dessa forma existe a demonstração da economia de energia de 48,58%. O gestor da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa deu mais detalhes do uso da nova iluminação.
“Utilizar LEDs de alta qualidade para a substituição do parque existente. O desenvolvimento recente desta tecnologia elevou-a a condição de melhor relação de fluxo luminoso gerado por Watt (unidade de medida) consumido no acendimento. Além disso, o outro destaque é utilizar sistema de telegestão para monitoramento e planejamento do parque de iluminação”,
LEIA TAMBÉM
Hospital de Jundiaí recebe equipamentos para tratamento contra a Covid