MundoSaúde

Brasil vai receber 3 milhões de doses de vacina doadas diretamente dos EUA

Os imunizantes da Janssen serão doados e devem chegar ainda nesta semana

O Brasil vai receber uma doação direta de vacina da Janssen contra a Covid-19. As 3 milhões de doses serão enviadas pelos Estados Unidos e sairão do aeroporto de Fort Lauderdale, na Flórida, e chegarão ao aeroporto de Viracopos, em Campinas.

Até o momento este é o maior número de vacinas doadas pelos EUA para qualquer país no mundo até agora. O imunizante da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicado em dose única. Na terça-feira, um primeiro lote, com 1,5 milhão de vacinas do tipo, compradas pelo governo brasileiro, chegaram ao país.

De acordo com o principal assessor do presidente Joe Biden para a América Latina, Juan Gonzales, a doação ao Brasil reflete o foco do governo para combater a Covid numa das regiões mais afetadas pela pandemia. Outra autoridade americana disse que existe uma grande preocupação coma variante brasileira e com o alto número de contágio no país.

Plano de envio de doses

Os Estados Unidos anunciaram um plano para fazer o compartilhamento de 55 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o mundo. Dessas, 14 milhões virão para as regiões da América Latina e do Caribe, onde o Brasil está inserido.

Cerca de 75% dessas doses serão distribuídas via Covax Facility, programa de compartilhamento de vacinas contra a Covid-19 coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e destinado a países pobres. Os outros 25% irão para “prioridades regionais”.

As doses fazem parte da promessa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de doar 80 milhões de vacinas produzidas no país (60 milhões de doses da AstraZeneca e mais 20 milhões da Pfizer/BioNTech, da Moderna e da Johnson & Johnson).

A distribuição das primeiras 25 milhões de doses foi divulgada no início do mês. O Brasil estava incluído.

LEIA TAMBÉM

Brasil recebe as primeiras doses da vacina da Janssen

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios