Saúde

Brasil recebe 2 milhões de doses da vacina Janssen

Elas vieram por meio de doações feitas pelos Estados Unidos

Nesta sexta-feira (25) o Brasil recebeu um lote com 2,05 milhões de doses da vacina da Janssen contra a Covid-19. Elas foram doadas pelos Estados Unidos, mas sem relação com o consórcio Covax Facility. O avião, que saiu na noite de quinta (24) de Fort Lauderdale, na Flórida, pousou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas pela manhã.

O Ministério da Saúde havia informado que as 3 milhões de doses doadas pelos Estados Unidos chegariam ao Brasil no mesmo voo. No entanto, a pasta mudou a logística e disse que o lote precisou ser fracionado por conta do peso. Por isso, a aeronave trouxe 2,05 milhões de doses. Já as outras 942 mil estão previstas para chegar na manhã deste sábado (26), também por Viracopos.

A chegada das vacinas da Janssen doadas pelo governo americano teve a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, além do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Todd Chapman, o prefeito de Campinas, Dário Saadi (Republicanos), e outras autoridades. As 3 milhões de doses serão distribuídas em todas as unidades da federação.

Chegada da vacina é celebrada

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comemorou o acordo com os Estados Unidos e afirmou que pretende estender o processo de cooperação. “Nós queremos avançar ainda mais essa colaboração. Uma colaboração ampla na pesquisa é o nosso objetivo. O Brasil admira muito os Estados Unidos, as suas universidades, seu saber e sua tecnologia”, disse o titular da pasta.

Já o embaixador Todd Chapman afirmou que a intenção do país é continuar auxiliando o Brasil e outros países do mundo no combate à pandemia da Covid-19, com o envio de cada vez mais imunizantes. “A relação entre Estados Unidos e Brasil é uma relação estratégica, histórica, baseadas em valores democráticos, e esta é uma aliança que possui resultados concretos, não só na área da saúde. O governo americano está dedicado nesta relação e vamos continuar avançando para que resulte em coisas concretas para o povo americano e para o povo brasileiro”, explicou Chapman.

A vacina da Janssen, do grupo Johnson & Johnson, é aplicada em dose única. Ela pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou o uso emergencial do imunizante da Janssen no Brasil em 31 de março de 2021.

LEIA TAMBÉM

Brasil vai receber 3 milhões de doses de vacina doadas diretamente dos EUA

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios