Jarinu não terá a Festa do Morango
A pandemia do coronavírus foi o principal fator para o cancelamento

A tradicional Festa do Morango de Jarinu não será realizada mais uma vez. O anúncio ocorreu nesta terça-feira (27) e o principal motivo é por causa da pandemia do coronavírus. Mesmo com o avanço da vacina e com a queda de internações, a situação ainda e grave, segundo os organizadores e por isso não há segurança para o evento.
O presidente Associação dos Produtos de Morango, Osvaldo Maziero confirmou o cancelamento da festa para evitar aglomerações durante a situação séria da pandemia. “Mas ainda temos tempo de fazer porque a safra vai até novembro”, completa.
Com a festa suspensa, os produtores do município ficam sem vender pelo menos 30 toneladas da fruta que eram comercializadas nos dias de festa. Assim, os produtos decidiram se reinventar. Além disso, os produtores precisam recuperar as perdas da fruta devido as geadas dos últimos dias.
Tradição
Jarinu e toda a região de Jundiaí é referência na produção de morango em todo o Estado de São Paulo. Ao todo são produzidas 2,5 milhões de pés. Só que neste ano, o clima não ajudou e os termômetros chegaram a registrar temperaturas negativas. Com isso, as geadas atingiram 90% das famílias que vivem da produção na cidade.
De acordo com Associação dos Produtores de Morango, foi a pior geada dos últimos 15 anos. Agora, o trabalho é de limpeza dos frutos queimados.
O diretor da Associação dos Produtores de Morango, Rafael Mazieiro, diz que os produtores terão um atraso de, no mínimo, 40 dias até a próxima florada vir e oferecer frutos de qualidade novamente. “A geada acaba queimando a flor do morango. Os frutos maduros não resistem e as flores que estão pra vingar acabam queimando”, explica.
LEIA TAMBÉM
Mais um dia de geada causa problemas para plantações de morango de Jarinu