Mulherada brasileira arrebenta nas Olimpíadas de Tóquio. Veja o resumão
Também tem classificação inédita no tênis de mesa
A terça-feira (27) foi muito boa para os brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão. Além da medalha de ouro de Italo Ferreira no surf e do bronze na natação de Fernando Scheffer, muitas classificações para fases decisivas foram encaminhadas. Destaques para as mulheres no vôlei, no futebol, no tênis e na vela e ainda uma incrível classificação que Hugo Calderano conseguiu no tênis de mesa. Veja o resumo.
No futebol, a Seleção Brasileira entrou com equipe mista e mesmo com dificuldades diante da frágil Zâmbia, conseguiu uma vitória por 1 a 0 e assim assegurou o segundo lugar do Grupo F. A Holanda terminou como líder ao golear a China por 8 a 2. Agora as brasileiras terão o Canadá como adversário nas quartas de final na sexta-feira (30).
Já no vôlei, as brasileiras sofreram para a República Dominicana, mas conseguiram vencer por 3 sets a 2, parciais de 22/25, 25/17, 25/13, 23/25 e 15/12. A vitória teve um sabor especial para Carol Gattaz, que fez aniversário e comemorou 40 anos.
No tênis a dupla Luisa Stefani e Laura Pigossi tiveram de encaram uma chuva que atrasou a partida. Elas ainda saíram atrás para as tchecas Karolina Pliskova e Marketa Vondrouosova. Mas as brasileiras conseguiram vencer por 2 sets a 1, parciais de 2/6, 6/4 e 13/11, com direito a quatro match points salvos. Com o resultado, as brasileiras se garantiram nas quartas de final das Olimpíadas de Tóquio.
Vela
Uma das esperanças de medalha para o Brasil, Martine Grael e Kahena Kunze tiveram um bom primeiro dia na vela classe 49er FX feminino. A dupla brasileira começou mal, com uma 15ª colocação na primeira regata, mas se recuperou nas duas seguintes. Terminou em quinto na segunda regata e venceu a terceira e última do dia. Com os resultados, Martina e Kahena estão na terceira colocação geral.
Enquanto isso no masculino, o multicampeão Robert Scheidt Robert Scheidt fez duas boas regatas das três disputadas nesta terça. Em um dia recheado de paralisações e atraso nas provas, o experiente velejador ficou em terceiro na primeira regata do dia e em quinto na sexta e última. Na quinta regata, o paulista terminou em 17º mas a pior colocação é descartada no ranking geral.
Com os resultados, Scheidt subiu para a terceira colocação na tabela e está atrás apenas de Pavlos Kontides, do Chipre, e Matt Wearn, da Austrália. O brasileiro tem ainda mais quatro regatas pela frente para buscar a sexta medalha olímpica para o país.
Tênis de mesa
O brasileiro Hugo Calderano fez história e fez a melhor campanha do Brasil na história da modalidade nas Olimpíadas. O mesa-tenista conseguiu a classificação inédita para as quartas de final ao bater o sul-coreano Jang Woojin, número 12 do ranking, por 4 sets a 3, parciais de 11/7, 9/11, 6/11, 11/9, 4/11, 11/5 e 11/6.
Com o resultado, o brasileiro superou seu próprio desempenho na Rio 2016, quando parou nas oitavas, assim como a campanha de Hugo Hoyama em Atlanta 1996. Esperança de pódio em Tóquio, Hugo Calderano encara nas quartas o alemão Dimitrij Ovtcharov. O jogo será nesta quarta-feira (28), às 9h (de Brasília).
LEIA TAMBÉM
Fernando Scheffer faz grande prova e fatura o bronze na natação para o Brasil