• EconomiaSaúde

    Comércio em São Paulo tem horário e capacidade estendidas

    Anúncio é feito após redução de internações e mortes por Covid-19

  • Nesta quarta-feira (28), o Governo de São Paulo anunciou que vai ampliar o horário de funcionamento e de capacidade de ocupação do comércio, restaurantes e outros estabelecimentos. Eles poderão funcionar até meia noite e com a capacidade de ocupação de até 80%. Hoje eles estão permitidos a funcionarem até às 23h com ocupação de 60%.

    Assim, o chamado “toque de restrição”, que acontece das 23h às 5h, será suspenso. O governo explica que estas flexibilizações puderam ser feitas devido ao avanço da vacina contra a Covid-19,no estado e uma melhora nos indicadores, com reduções de internações e mortes. Contudo, os cuidados devem continuar, já que os casos e os óbitos ainda estão em alto patamar.

    Por isso, o governador João Doria (PSDB) disse que todas as restrições de horário e ocupação do comércio serão suspensas a partir do dia 17 de agosto. O vacinômetro do Governo de São Paulo aponta que 76% dos adultos com mais de 18 anos já foram imunizados com a 1ª dose até 11h45 desta quarta (28). Só que a aplicação da 2ª dose ou da dose única da vacina atingiu apenas 20,98% da população adulta. Para que a proteção seja mais eficaz, é necessário que o esquema vacinal esteja completo.

    Cenário da pandemia

    Até o momento o estado registrou a menor média diária de novas internações por Covid desde novembro de 2020. Foram 1.153 internações em média no dia, valor que não era registrado desde 20 de novembro, quando a média foi de 1.156.

    No pior momento da epidemia, em março e abril deste ano, o estado chegou a registrar média de 3.399 novas internações diárias. A diminuição das novas internações nas últimas semanas é um sinal positivo do avanço da vacinação, mas os especialistas alertam que não é possível dizer que a pandemia está controlada.

    Autoridades de saúde também se preocupam com a presença da variante Delta ao estado de São Paulo, o que pode voltar a aumentar o número de casos. A taxa geral de ocupação de leitos de UTI é de 54% no estado. Em números, isso corresponde a 11.518 pacientes internados por Covid, sendo 6.028 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 5.490 em enfermaria.

    LEIA TAMBÉM

    Confira as novas datas da vacinação contra a Covid-19 do Governo de SP

    https://www.instagram.com/prefeituradecampolimpopaulista/
    Etiquetas
    Mostrar mais

    Artigos relacionados

    Deixe uma resposta

    Botão Voltar ao topo
    Don`t copy text!
    Fechar
    Fale conosco