Haiti registra mais de 1.200 mortes por terremoto
Outras 2.800 pessoas ficaram feridas e país entra em estado de emergência

A situação do Haiti é gravíssima. Após o terremoto nesse final de semana, já são 1.297 mortes já confirmadas e mais de 2.800 pessoas feridas, segundo informações das autoridades haitianas. Além disso, 2.868 edificações foram destruídas e outros 5.400 imóveis foram danificadas.
Os hospitais do Haiti operam no limite, devido a grande demanda de atendimento Pas vítimas. As estradas também foram danificadas e isso complica o transporte de suprimentos vitais para as vítimas.
Neste domingo, um novo terremoto de magnitude 5,9 foi notificado pelo o Centro Sismológico Europeu do Mediterrâneo (EMSC, na sigla em inglês). O tremor aconteceu a uma profundidade de 8 km (4,97 milhas), disse a EMSC.
O primeiro-ministro do Haiti, Ariel Henry, decretou estado de emergência por 30 dias. Henry lamentou as mortes e disse, em nota, que já mobilizou recursos do governo para dar apoio às vítimas.
“Meus sentimentos aos parentes das vítimas deste sismo que gerou tantas perdas de vidas humanas e materiais em vários departamentos [equivalente a estados] do país”, escreveu Henry. “Faço um apelo ao espírito de solidariedade e compromisso de todos os haitianos, a fim de nos unirmos para enfrentar esta situação dramática que vivemos”, seguiu o mandatário. “A união faz a força.”
LEIA TAMBÉM