Campo Limpo PaulistaEconomiaTecnologia

Abastecimento de Campo Limpo Paulista é modernizado

Ele serve para garantir mais economia e ajudar na procura do melhor preço do combustível

Com o aumento do preço dos combustíveis é natural o motorista procurar o posto que ofereça o menor valor. Na Prefeitura de Campo Limpo Paulista isso, agora, também é possível. Uma licitação feita mudou o sistema como a frota municipal é abastecida, e dessa forma é possível dar mais transparência e também o aumento do controle.

Essa é a ideia do prefeito Dr. Luiz Braz com a implantação da gestão 4.0. “A modernização vem para trazer eficiência e gerenciamento, principalmente com o objetivo de reduzir custos”, fala o gestor de Administração José Riberto da Silva.

O abastecimento era feito em um único posto, contratado através de processo licitatório, com comandas em papel – o controle dependia de cada setor responsável, com uma cota de uso. “A mudança começou quando, ao invés de contratar um fornecedor, buscamos um sistema de gerenciamento, dando a possibilidade de termos capacidade de abastecimento dentro e fora do município” – lembrando que setores como a saúde, por exemplo, transportam para hospitais como o de Barretos.

Desde a última sexta (20), a frota de Campo Limpo Paulista é abastecida com cartão. Sendo que cada veículo tem o seu registro, assim como o motorista. A partir daí, o sistema registra quem fez o abastecimento, qual posto e a quilometragem do veículo, gerando dados comparativos como consumo e o gasto dos veículos da frota municipal.

“Os gestores têm que acompanhar o consumo, mas recebem tudo atualizado em tempo real, através de planilhas inteligentes, tendo uma visão mais global”, explica José Riberto Silva, responsável pela operacionalização do sistema.

As mudanças

A empresa Link foi contratada por licitação, garantindo à prefeitura um desconto de 5,5% em cada litro abastecido. O cartão oferece uma rede de postos, ficando livre o motorista para buscar o melhor preço – inclusive, qualquer posto de gasolina pode procurar a empresa e fazer o cadastro, passando a abastecer a frota municipal. “O cartão entrou em operação no dia 20, um dia após o vencimento do contrato anterior. Os nossos carros não ficaram nenhum dia sem abastecimento”, fala Riberto.

Nos últimos dois anos, a Prefeitura de Campo Limpo Paulista, através de controle via comandas, gastou cerca de um milhão e meio em combustível. Apesar do preço cada vez mais alto na bomba, a administração tem como meta economizar, com o aumento do controle e fiscalização. Todos os dados serão enviados para a Controladoria – em fase de implantação – , dando transparência ao processo.

“A economia inicial já temos, através do desconto de 5,5% e queremos, ainda, melhorar os nossos índices. Essa é apenas uma etapa inicial de um início de processo de modernização”, diz o gestor Riberto. Esse trabalho teve início em janeiro deste ano: com menos de R$ 180 mil a frota voltou a funcionar – contra mais de R$ 1 milhão usado em concertos no ano passado – e 20 veículos foram para leilão, dando espaço para compra de veículos com garantia de fábrica e menor consumo.

O prefeito Dr. Luiz diz que é assim que a cidade vai mudar, gerenciando os próprios recursos de forma eficaz e buscando a modernidade nas suas ações. “Estamos trabalhando duro porque acreditamos em uma cidade melhor”.

LEIA TAMBÉM

Univesp pode ter polo educacional em Jundiaí

Mostrar mais
Leia também

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios