Incêndio em Serra do Japi já ultrapassa 4 milhões de m²
Para o Secretário de Obras e Meio Ambiente da cidade, as consequências serão severas.
O combate às chamas do incêndio na Serra do Japi, em Cabreúva (SP), que começou na sexta-feira (20), ainda continua nesta quinta-feira (26). A área atingida pelo fogo ultrapassa os quatro milhões de metros quadrados. Para o Secretário de Obras e Meio Ambiente da cidade, as consequências serão severas.
Os animais feridos são também mais um reflexo da queimada. Na terça-feira (24), quatro filhotes órfãos de cachorro-do-mato e dois filhotes de tapiti, também conhecidos como coelho-do-mato, foram levados à Associação Mata Ciliar.
A ONG montou uma base de apoio para realizar os atendimentos aos animais encontrados próximos dos focos de incêndio. No total, mais de 100 pessoas trabalham para combater as chamas desde sexta-feira (20), entre bombeiros, guardas municipais, equipes da Defesa Civil e voluntários.
Uma fazenda teve 20 colmeias atingidas pelo fogo na região de Cabreúva. O dono da fazenda chegou a perder 800 quilos de mel durante o incêndio. As colmeias ficavam dentro de uma área de mata na propriedade.
Equipes de apoio
Equipes do Corpo de Bombeiros de Várzea Paulista e outros voluntários foram acionados e ajudam no combate às chamas a partir desta quinta-feira (26).
Pela manhã, todos se reúnem na base central da Defesa Civil e traçam planos de combate aos focos de incêndio que se espalham pela serra desde a última sexta-feira (20).
Queimada na Serra do Japi
De acordo com a Defesa Civil, o fogo teve início na última sexta-feira (20). A queimada se espalhou por áreas de Cajamar e Pirapora do Bom Jesus (SP). Mais de quatro milhões de metros quadrados já foram destruídos pelo fogo.
As equipes que combatem às chamas tiveram o apoio do Helicóptero Águia, da Polícia Militar. Vídeos enviados mostram o trabalho do helicóptero Águia da Polícia Militar no combate ao incêndio.
LEIA TAMBÉM