JundiaíSaúde

Jundiaí confirma que 30 mil doses da vacina suspensa foram aplicadas

Prefeitura garante que isso não vai prejudicar no andamento da vacinação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a distribuição de doses da CoronaVac vindas de uma fábrica que apresentou irregularidades. Só que Jundiaí já havia aplicado os imunizantes. Contudo, alegou que isso não vai prejudicar o andamento da vacinação.

Segundo a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), informa que a cidade recebeu do Programa Nacional de Imunização (PNI), no dia 15 de julho, 24.180 doses de vacinas Coronavac provenientes do lote J202106033 e, em 2 de agosto, 11.550 doses do lote J202106039 que tiveram o uso suspenso pela Anvisa, no sábado (4). Desse quantitativo, 30.582 foram aplicadas na cidade, restando 5.148 em estoque, que será armazenado no aguardo de novas orientações dos órgãos responsáveis.

A suspensão não afetará a vacinação realizada na cidade, que tem aplicações determinadas para a próxima terça-feira (7), em segunda dose.

Preventivo

A medida,  segundo os órgãos responsáveis pela distribuição e fabricação,  é preventiva,  já que o imunizante é seguro e atestado pela  Anvisa e Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda segundo nota do Instituto Butantan, foi o próprio Instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato (envase realizado em unidade Sinovac não vistoriada pela Anvisa) à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas. Isso garante que os imunizantes são seguros para a população.

Em Jundiaí,  assim como estabelece o Programa Estadual de Imunização (PEI), todas as aplicações são monitoradas e registradas em sistema. A qualquer ocorrência adversa,  a população deve procurar qualquer equipamento de Saúde, seja Unidade Básica de Saúde ou serviço de Urgência e Emergência, mais próximo para registro da ocorrência e cuidado necessário.  Vale lembrar que, até o momento, não há registro de ocorrência adversa em pessoas que tenham recebido as doses dos lotes suspensos preventivamente.

LEIA TAMBÉM

Lotes com 12 milhões de doses da CoronaVac são suspensas pela Anvisa

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios