Saúde

Brasil adquire recorde de lotes da vacina Pfizer

São 5 milhões de doses que serão utilizadas como segunda dose no lugar da AstraZeneca

Em um único dia, o Brasil teve o maior número de recebimento de doses da Pfizer da vacina contra a Covid-19. Nesse domingo (12), foram recebidas 5,1 milhões de doses que desembarcados no Aeroporto de Viracopos, em Campinas pelo Ministério da Saúde.

Os lotes com as doses foram divididas em quatro voos ao longo do dia. O primeiro, com 1,3 milhão, desembarcou ainda na madrugada do domingo. O segundo voo, com 1,1 milhão de vacinas, chegou por volta das 10h30. Outras duas remessas, com 1,1 milhão e 1,5 milhão, chegaram à tarde.

Segundo o Ministério da Saúde, as vacinas vão acelerar a campanha de vacinação que já imunizou mais de 70 milhões de brasileiros com as duas doses ou a vacina de dose única, ou seja, quase 44% da população adulta. Os reflexos da imunização da população aparecem nos dados epidemiológicos todos os dias. Na última semana, 23 estados estavam com ocupação de leitos abaixo de 50%.

Desde o início da campanha de vacinação, das 259,4 milhões de doses distribuídas aos estados e Distrito Federal, 59 milhões são da farmacêutica Pfizer/BioNTech. Para que as vacinas cheguem aos postos de imunização, as doses passam por um rápido e rigoroso controle de qualidade.

No total, o Ministério da Saúde já entregou aos estados e ao DF mais de 259 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Mais de 136 milhões de brasileiros já receberam a primeira dose dos imunizantes, isto é, cerca de 85% dos 160 milhões de brasileiros com mais de 18 anos.

Uso da segunda dose

Em alguns estados, como São Paulo, a vacina da Pfizer será utilizada como segunda dose para imunizar quem se vacinou com a Oxford/AstraZeneca. O motivo é porque doses da AstraZeneca estão em falta e isso fez com que a segunda dose fosse suspensa.

Além disso, a Pfizer também é aplicada para os adolescentes de 12 anos ou mais. Só que este público, eles devem ser acompanhados pelo responsável no momento da vacinação. Se isso não for possível, será necessário estar com um adulto e apresentar uma autorização assinada pelo responsável.

Também nesta segunda-feira (13), a vacina da Pfizer está sendo aplicada como dose de reforço em todo o estado de São Paulo começa a aplicar a dose de reforço nos idosos de 85 a 89 anos que já tenham tomado a segunda dose ou a dose única há pelo menos seis meses.

A aplicação do reforço começou a ser feita no dia 6 de setembro na população com 90 anos ou mais, conforme calendário estadual. Em São Paulo, a imunização desse grupo é feita com a vacina que está disponível nos postos, sem priorizar a aplicação da Pfizer, como recomenda o Ministério da Saúde.

LEIA TAMBÉM

Jundiaí contabiliza mais duas vítimas da Covid-19 neste sábado

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios