JundiaíPolícia

Patrulha Guardiã Maria da Penha de Jundiaí é modelo para Guarda de São Bernardo

Corporação do ABC Paulista veio conhecer o projeto de segurança

O trabalho exercido pela Patrulha Guardiã Maria da Penha, da Guarda Municipal de Jundiaí tem sido um sucesso e a eficácia vem chamando a atenção de outras cidades. Uma delas foi São Bernardo do Campo, onde a GCM veio à Jundiaí para conhecer mais sobre o projeto. As corporações se reuniram na sede da Unidade de Segurança Municipal no Complexo Fepasa.

Referência na região, o programa onde a Guarda Municipal de Jundiaí é a executora foi procurada para servir de modelo para a cidade do ABC. São Bernardo do Campo está buscando informações e conhecimentos para aplicar aos seus agentes. “A lei já foi aprovada na Câmara Municipal, agora estamos no aguardo do Ministério Público para iniciarmos as tratativas com os órgãos envolvidos”, explica o subcomandante Leão da GCM de São Bernardo do Campo.

Ainda de acordo com Leão, a escolha pela GM de Jundiaí foi pelos excelentes trabalhos realizados com as mulheres em vulnerabilidade.

“Temos números importantes da Patrulha Guardiã com as vítimas de violência doméstica. O acompanhamento é realizado diariamente, estamos alinhados com o Ministério Público e com as mulheres que possuem medidas protetivas. O programa vem sendo fundamental na proteção dessas mulheres”, explica o subcomandante da GMJ, Sandro Vilas Boas, que interinamente ocupa o cargo de comandante.

Detalhes do programa

A subinspetora da GMJ, Arlete Leite Loschiavo, chefe da equipe que integra o programa Guardiã, explicou aos visitantes como é o trabalho dos guardas, a parceria com o Ministério Público que é o idealizador e principalmente, o de manter o sigilo das vítimas.

“Com as medidas protetivas, nós mantemos o contato diário com as vítimas através de rondas e entrevistas. Além disso, deixamos um contato direto para que elas nos comuniquem em caso de urgência, obedecendo às determinações do Ministério Público”, comentou Arlete.

Segundo os números da Unidade de Segurança Municipal, houve uma redução  de 17,5% no primeiro semestre deste ano em comparação com 2020 no número de medidas protetivas encaminhadas para a Guarda Municipal. No primeiro semestre deste ano foram 146 acompanhamentos contra 177 no primeiro semestre de 2020.

Além do subcomandante da GCM, estiveram presentes o inspetor Chefe Everton além dos guardas 1ª Classe Anderson Oliveira e 2ª Classe João de Deus.

LEIA TAMBÉM

VÍDEO – Câmeras flagram criminosos invadindo e furtando loja de patinetes

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios