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Setor de acolhimento do Hospital São Vicente comemora um ano

Setor é responsável em levar acolhimento e cuidado aos pacientes e familiares.

O setor de acolhimento do Núcleo de Atenção ao Cuidado (NAC) do Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) celebra neste mês, 1 ano de seus serviços prestados. Em abril de 2020, o hospital deu início a uma equipe de comunicação. Que tinha por finalidade estabelecer uma rotina de contato a fim de passar informações dos pacientes covid-19, que estão em isolamento no hospital.

Esclarecendo dúvidas, informando horário do boletim médico, levantando informações da história de vida do paciente e acolhendo as demandas dos familiares. Reduzindo os impactos do distanciamento e prestando uma assistência humanizada ao familiar e ao paciente. O contato era feito por uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais.

No mesmo ano, com o apoio da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde e a Prefeitura de Jundiaí, o HSV deu início ao mais novo projeto da “Alta Responsável”. Que visa garantir a continuidade do cuidado ao paciente após a alta hospitalar. E desta vez, aderindo não somente o cuidado aos pacientes com diagnóstico ou suspeita de covid-19, mas abrangendo a todos os internados na unidade.

Programa de acolhimento e comunicação com o familiar

Desta forma, o programa conhecido anteriormente por “Programa de Comunicação com o Familiar”, passou a ser conhecido como Núcleo de Atenção ao Cuidado (NAC). Atualmente, o setor  conta com a colaboração de oito profissionais. Sendo duas psicólogas, cinco agentes administrativos e um jovem aprendiz, todos empenhados e sensíveis as demandas trazidas pelos pacientes e seus familiares.

Os mesmos são responsáveis por desempenhar atividades como o acolhimento e contato telefônico com os familiares a fim de levantar informações sobre o paciente. Compartilhamento dos dados colhidos pela equipe que são encaminhados por e-mail para a Unidade Básica de Saúde de referência do paciente. Junto aos documentos de admissão e alta hospitalar.

Outro processo a ser realizado pela equipe é o monitoramento pós-alta hospitalar. O primeiro após os dois dias e o segundo após quinze dias, afim de saber sobre o estado de saúde do paciente. Se está realizando acompanhamento médico ou está ciente dos encaminhamentos clínicos. Logo, o mesmo segue recebendo todo o acompanhamento e suporte necessário para que sua recuperação seja completa e perto de sua residência.

Segundo um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Segurança do Paciente (IBSP), as taxas de readmissão no Brasil são elevadas (19,8%). As ações de telemonitoramento possibilitam maior compreensão e sensibilização do usuário e de seu familiar sobre a importância da continuidade do cuidado. Gerando assim, melhor qualidade de vida e consequentemente diminuição das taxas de reinternação hospitalar.

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