Direitos HumanosTurismo

Países começam a emitir primeiros passaportes para pessoas não binárias

Quem não se identifica como homem ou mulher pode escolher a opção X

Aos poucos as pessoas não binárias, ou seja, quem não se considera nem homem e nem mulher, vem obtendo importantes conquistas. A última delas veio dos Estados Unidos, onde foi emitido o primeiro passaporte a este público. Assim estas pessoas poderão escolher a opção X.

O governo norte-americano se pronunciou por meio de nota sobre a novidade. “Esperamos oferecer essa opção para todos os solicitantes de passaporte assim que concluirmos as atualizações exigidas do sistema no início de 2022”, disse o Departamento de Estado.

O documento conta, além das opções “masculino” e “feminino” na identificação do viajante, com um “marcador de gênero X”, que engloba uma série de significados:

  • não binário
  • intersexo
  • não consignado

A missão do Departamento de  Estado é trabalhar de perto com outras agências governamentais para garantir uma “experiência de viagem tranquila para os americanos, independente de sua identidade de gênero”.

Com essa mudança, os americanos se juntam a países como Canadá, Argentina, Austrália e Nova Zelândia. Nestes locais, os passaportes já são emitidos para as pessoas não binárias.

A pasta ainda reforçou seu “compromisso para promover a liberdade, dignidade e equidade para todas as pessoas”, incluindo a comunidade LGBTQIA+.

LEIA TAMBÉM

Entenda o que é uma pessoa não-binária

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios