MundoSaúde

Covid-19: O mundo volta a presenciar o lockdown

Medida será aplicada para quem ainda não se vacinou

Quem viveu o período de lockdown, seja no Brasil ou no mundo, sabe como é complicado, mas necessário para garantir a prevenção contra o coronavírus. Ele volta a ser notícia no mundo e irá ocorrer na Áustria. O regime começa nesta segunda-feira (8), mas será em um formato diferente. Desta vez para as pessoas que não tomaram nenhuma das doses da vacina contra a Covid-19.

Segundo o governo austríaco, quem não iniciou o ciclo de imunização não poderá ir a restaurantes, bares, hotéis, eventos culturais e esportivos e nem ir às estações de esqui. Além disso, passa a ser obrigatório o uso da máscara FFP2 (equivalente a PFF2 no Brasil ou a N95 nos EUA) para ir a museus, comércios e bibliotecas.

O cidadão que for pego violando as medidas precisará pagar uma multa de 500 euros (R$ 3,2 mil) e o estabelecimento em que ele foi deve pagar 3,6 mil euros (quase R$ 16,6 mil). A ideia do governo austríaco é forçar os negacionistas ou quem tem algum tipo de medo de se imunizar a ir buscar as fórmulas disponíveis no país.

Segundo o jornal “Tiroles Tageszeitung”, apenas o anúncio da medida já fez a região Tirol a procurar as vacinas. Conforme a publicação, foram 3,2 mil doses nesta segunda-feira na região, o triplo do que era registrado diariamente na semana passada.

Conforme o portal Our World in Data, com dados atualizados no fim de semana, a Áustria tem apenas 66,01% de sua população em vacinação, sendo que 62,67% completaram o ciclo de imunização e outros 3,34% tomaram a primeira dose.

Cenário atual

A Áustria está com uma incidência de 600 casos a cada 100 mil habitantes e teme que a Alemanha anuncie uma recomendação para que os cidadãos não passem férias nas famosas estações de esqui austríacas, o que representaria um duro golpe para a economia. Há ainda uma grande quantidade de pessoas internadas em unidades de terapia intensiva. (ANSA).

LEIA TAMBÉM

Fronteiras para estrangeiros vacinados são abertas nos Estados Unidos

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios