EconomiaJundiaí

Jundiaí é a 12ª cidade mais competitiva do País

Informação foi revelada, nessa segunda-feira, pelo Ranking de Competitividade dos Municípios

A cidade de Jundiaí é a 12ª mais competitiva do País, entre os municípios com mais de 80 mil habitantes. A informação foi revelada, nessa segunda-feira (22), pelo Ranking de Competitividade dos Municípios. O ranquiamento é elaborado a partir de índices que medem inovação, dinamismo, educação, saúde, sustentabilidade fiscal, saneamento, segurança, entre outros.

Na primeira edição do ranking, Jundiaí apareceu na 13ª colocação. Para o prefeito da cidade, Luiz Fernando Machado (PSDB), a melhora no quadro de competitividade se dá por meio de polícias públicas que têm sido executadas na cidade.

“Jundiaí se destaca em diferentes estudos e rankings que mostram nossa potência perante o Brasil e o mundo. Uma cidade que tem sido vitrine para outras várias do país que têm vindo aqui observar nossas boas práticas na gestão pública”, afirma o prefeito.

O Ranking de Competitividade dos Municípios é realizado pelo Centro de Liderança Pública e tem como objetivos incentivar a competitividade positiva entre os municípios, para melhorar o fornecimento de serviços públicos, além de ser uma ferramenta para o setor privado balizar decisões de investimentos produtivos.

Outro destaque

O  Ranking de Competitividade dos Municípios é dividido em três dimensões: instituições, sociedade e economia. Na dimensão sociedade (que agrupa pilares como acesso à saúde, qualidade da saúde, qualidade da educação, segurança, entre outros) Jundiaí aparece em quarto lugar.

Outros rankings

Jundiaí figura, pelo segundo ano consecutivo, na oitava colocação no ranking de cidades inteligentes e conectadas feito pela Connected Smart Cities – desenvolvido pela Urban Systems -, entre os municípios com população de 100 mil a 500 mil habitantes do Brasil e na quarta colocação entre as cidades paulistas.

Em julho deste ano, Jundiaí foi eleita a cidade do Estado de São Paulo que possui a melhor qualidade de vida com o menor custo de impostos pagos pelo contribuinte. Em outras palavras, é o município que mais dá retorno em termos de serviços para sua população, a partir dos impostos pagos. Isso foi revelado pela 1ª Edição do Índice de Retorno do Tributo Municipal (IRTM).

Em fevereiro, Jundiaí ficou em 2º lugar no ranking do Índice de Desafios da Gestão Municipal 2021 (IDGM), da consultoria Macroplan, subindo três posições em comparação com o ano anterior. O estudo avalia as 100 maiores cidades brasileiras quanto à qualidade dos serviços essenciais entregues à população nas áreas de educação, saúde, saneamento e segurança

LEIA TAMBÉM

Jundiaí promove o Mutirão do MEI com direito a vacinação

Mostrar mais

Artigos relacionados

Deixe um comentário

Botão Voltar ao topo
Don`t copy text!

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios