São Paulo encerra obrigatoriedade do uso da máscara em ar livre a partir de dezembro
Nos ambientes fechados, a máscara continua sendo obrigatória
![São Paulo encerra obrigatoriedade do uso da máscara em ar livre a partir de dezembro](/wp-content/uploads/2021/11/mascara-1-780x470.jpg?v=1637771155)
Ainda sem atingir os índices ideais de índice mínimo de casos, internações e mortes por Covid-19, o Governo de São Paulo vai dar fim da obrigatoriedade do uso da máscara. Mas a liberação ocorre apenas em ambientes externos, ou seja, enquanto a pessoa estiver em ar livre.
O anúncio ocorreu nesta quarta-feira (24) pelo governador João Doria (PSDB), durante coletiva de imprensa. Mas em ambientes fechados e no transporte públlico, a máscara segue sendo obrigatória.
A proposta foi aprovada pelo Comitê Científico, grupo de especialistas que orientam a gestão de João Doria (PSDB), e ocorre em meio a um crescimento no número de casos no estado.
A média móvel diária de mortes registrada no estado foi de 72 nesta terça-feira (23). O valor é 15% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de estabilidade. Já a média diária de casos é de 1.400, valor 33% maior do que o de 14 dias, o que aponta tendência de alta.
No final de outubro, o Governo de São Paulo apontou as condições para que houvesse o fim da obrigatoriedade do uso da máscara em ambientes externos.
Veja:
- Vacinação completa de 75% da população
- Média diária de casos abaixo de 1,1 mil
- Mortes abaixo de 50
- Média de internações abaixo de 300
No entanto, nenhum indicador foi alcançado ainda. Os dados desta terça-feira (23) foram:
- Vacinação completa da população: 74,5%
- Média diária de casos: 1,4 mil
- Mortes: 72
- Média diária de internações: 318
De acordo com Doria, o estado deve atingir a meta de 75% da população vacinada nesta quinta-feira (25). Antes de São Paulo, o governo do estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a autorizar os municípios a acabar com a obrigação de uso de máscaras em locais abertos, desde que não tenha aglomerações. A medida entrou em vigor no dia 28 de outubro.
O uso já deixou de ser obrigatório também nas ruas do Distrito Federal.
LEIA TAMBÉM